Destaques Geral

Aplicativo informa horário que o ônibus vai passar no ponto

Ézio Santos/ Especial

25 de setembro de 2021

O ‘Meu Ônibus CAF Passos’ está disponível pelo sistema Android e mostra a localização dos ônibus nas linhas e em quantos minutos eles devem chegar nas paradas

PASSOS – Na última quinta-feira, 23, a CAF, empresa que atua no transporte público de ônibus em Passos, lançou um aplicativo para que os usuários acompanhem em tempo real o itinerário e o horário que os veículos vão passar nos pontos. O ‘Meu Ônibus CAF Passos’ está disponível pelo sistema Android e mostra a localização dos ônibus nas linhas e em quantos minutos eles devem chegar nas paradas.
Para Cléber Alves Ferreira, sócio-proprietário da empresa, que tem as iniciais de seu nome de batismo, esta é mais uma ferramenta relevante para melhorar o serviço prestado à população.

“Além de cobrarmos a tarifa mais barata do Sul de Minas, R$3,30, desde que aqui nos instalamos, meados de 2019, nosso propósito é oferecer qualidade, conforto e segurança aos usuários. O aplicativo é mais um detalhe, e outras melhorias estão por vir”, adiantou.

O empresário, residente em Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, conta que a CAF investiu, há meses, na implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, facilitando o acesso de idosos, estudantes e pessoas possuidoras do cartão magnético.

“Hoje, não há mais demora nos pontos de parada por causa do motorista/cobrador que atende cada passageiro, a não ser quando ele vai pagar em dinheiro pela tarifa. Do contrário, é só aproximar o cartão no equipamento de leitura e o acesso às cadeiras é liberado. Temos, inclusive, a opção do cadastro de imagem facial, ou seja, é só aproximar o rosto no dispositivo e pronto”, ressaltou Cléber.

Sobre o aplicativo, as pessoas que não tem ou não sabem navegar pelo Meu Ônibus CAF Passos, no Terminal Rodoviário Urbano Zé da Beca, localizado na praça Geraldo da Silva Maia, há um enorme painel que mostra, em tempo real, quantos minutos faltam para que os ônibus que fazem o percurso das linhas verde, amarela e vermelha cheguem.

“Quem estiver em casa ou qualquer lugar do perímetro urbano, ao abrir o aplicativo no celular, há um caminho que o leva a saber em quanto tempo o ônibus vai passar no ponto mais próximo. O usuário terá a noção exata de quantos minutos ele terá para sair de onde estiver e chegar pouco antes do embarque”, disse o empresário.

Nos próximos meses, em parceria com a prefeitura, Cléber disse que a CAF deve iniciar o projeto de integração de linhas urbanas, atendendo novos bairros. O primeiro, é o Nova Passos, I e II.

“Quero agradecer ao prefeito, Diego Oliveira, e ao secretário Edson Martins, que não medem esforços para também oferecer o melhor aos usuários da empresa. Tudo que solicito deles, estão prontamente nos atendendo. Quando o edital da nova licitação for lançado, é uma questão de análise para que a CAF venha a participar”, declarou.

Já a partir da próxima semana, o trajeto dos três ônibus que rodam com a denominação de Linha Amarela entre o Jardim Aclimação e Cohab IV, região da Penha, passando apenas pelo terminal urbano, sofrerá mudanças. Em razão da alta demanda de usuários, dois veículos vão trafegar entre a Cohab IV/terminal e vice-versa, enquanto que o itinerário do outro será de ir e voltar apenas do Aclimação ao terminal. O horário de circulação dos nove veículos que atualmente atendem a população é de 4h40 à 0h45 todos os dias da semana. Hoje, o quadro de funcionários da CAF é de 60, todos registrados. A frota é formada por 28 ônibus grandes com as cores padronizadas e a frase lateral ‘Cidade de Passos’.