Cidadania Destaques

Apae realiza festival de artesanato de Dia das Mães

Por Gabriella Alux/ Especial

28 de abril de 2021

Desde o início da pandemia até agora, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de passos registrou 4 mortes por covid. / Foto: Helder Almeida

PASSOS – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realiza, nos dias 5 e 6 de maio, das 14h às 19h, um festival de artesanatos para o Dia das Mães. O evento tem como objetivo vender os produtos feitos pelos usuários e o combo de comida típica de festa junina para presentear as mães e ajudar a custear a associação. A venda dos produtos será feita em online e, o combo, por meio de drive thru.

O “Combo Mamãe” inclui dois caldos de feijão, duas pipocas, uma canjicada, um arroz-doce e uma fatia de bolo de fubá, por R$20, para buscar na Apae ou com entrega por deliveryk disponível por R$5 de acréscimo. De acordo com a presidente da Apae, Suderli Nicolau de Barros, a ideia do evento é suprir a falta da tradicional festa junina da associação nesse ano.

Todos os anos nós fizemos um evento de festa junina e sempre foi uma grande atração que resultava em arrecadações e verbas para dar sequência aos trabalhos diários nas demandas da associação. Porém, com a pandemia, desde o ano passado não conseguimos realizar essa tradição. Para não deixar passar sem nada e para atender pedidos da população, estamos adiantando o evento através do combo com comidas típicas para aproveitar e comemorar o Dia das Mães”, afirma Suderli.

Segundo ela, as peças de artesanato feitaos pelos 183 usuários estarão expostas em uma sala e no Instagram da associação.

Itens como bandejas, mandalas, colares, tapete, porta-chaves, entre outros, estarão disponíveis para compras e é uma sugestão de presente para o Dia das Mães. Como temos a sala de espera das mães, que não está sendo utilizada, estamos expondo os trabalhos dos usuários no local, cumprindo todos os protocolos de saúde necessários, caso a pessoa queira ver pessoalmente”, disse.

De acordo com a assistente social responsável pela captação de recursos da Apae, Ana Lúcia Magalhães Silveira, a pandemia prejudicou a economia da instituição, principalmente por conta da falta de eventos. A expectativa é que a arrecadação do Dia das Mães seja suficiente para suprir as necessidades do local.

Apesar de estarmos praticamente online, continuamos com o atendimento clínico presencial e mantemos nossos funcionários. Então temos que pagar as contas e ajudar nos mantimentos necessários da Apae, como no estoque alimentício para oferecer ainda mais ajuda aos usuários. Sem poder realizar os eventos por conta da pandemia, fomos prejudicados no setor financeiro e a porcentagem de doação recebida também caiu muito. Espero que os passenses adquiram os produtos e os combos para que possam nos ajudar a manter a Apae”, afirma.

As peças de artesanato estão disponíveis para compra no Instagram @apaepassos. Para mais informações do evento, é possível entrar em contato pelos telefones (35) 3529 1700, 99977 6835 ou 9987 61381.