Destaques Geral

Anvisa atualiza critérios de doação de sangue

26 de janeiro de 2022

Foto: Reprodução.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram, nesta semana, os critérios técnicos para a doação de sangue. Com a decisão, as unidades da Fundação Hemominas passam a adotar novas orientações no momento da triagem dos candidatos à doação de sangue.

Agora com a nova determinação, a pessoa que teve covid-19, mesmo que assintomáticas, deve aguardar dez dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Nos casos graves o prazo pode ser estendido. Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de equipamentos de proteção individual (EPI), durante atendimento a pacientes com covid-19, estão autorizados a doarem. O interessado em doar que teve contato com algum paciente da doença, deve aguardar sete dias.

Já após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar maior ou igual a 38°C), sem testagem para covid-19, o futuro doador deve aguardar 14 dias para doar. Por fim, após sintomas respiratórios, na ausência de febre, sem testagem para covid-19, é preciso aguardar dez dias para doar. Se houver testagem negativa no quinto dia, o candidato pode ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.

Fonte: Agência Minas.