Destaques Geral

Antecipação de 13º e férias de servidores gera polêmica em Passos

Adriana Dias / Redação

23 de junho de 2021

alguns servidores se posicionam contra a antecipação do pagamento do 13º salário :/ Reprodução

PASSOS – Após divulgação em 15 de junho pelo prefeito de Passos, Diego Oliveira e do presidente do Sindicato dos Empregados da Prefeitura de Passos (Sempre) Ramon Fernandes Oliveira, sobre o adiantamento do 13° salário dos servidores municipais e também das férias, alguns funcionários se posicionaram contrários por conta de suposta arbitrariedade. Porém, a administração informou que é para quem quiser e não há obrigação de aceitar.

Alguns dos reclamantes haviam entendido como muito arbitrária a forma com a qual o anúncio chegou até eles.

“Fomos informados por meio de um comunicado que estava postado no site do sindicato. E, pelo comunicado não havia a possibilidade de aceitar ou não, todos teriam a parcela antecipada. Não sabemos se isso tem intuito de beneficiar o comércio, ou se é simplesmente para injetar dinheiro na economia. Não importa, para aqueles que estão com suas contas em dia, os dois benefícios podem ser aguardados e usados em período certo. Não queremos de forma alguma prejudicar aqueles que querem, mas a prefeitura precisa dar a chance de aqueles que não precisam poder receber na data certa”, disse o grupo que procurou a Folha.

No encontro, realizado no dia 15, ficou decidido que haverá o adiantamento do 13° para os servidores efetivos que ainda não haviam solicitado a parcela, juntamente com as suas respectivas férias.

O secretário de Fazenda Juliano Beluomini explicou que o adiantamento do 13° para os servidores será dividido em duas parcelas. A primeira será paga no dia 20 de julho, enquanto a segunda parcela será paga até o dia 20 de dezembro.

Conforme a administração municipal, os efeitos da pandemia tem gerado reflexos na vida financeira de todos e também dos servidores. Um exponencial aumento na procura por empréstimos foi detectada pela administração municipal. Inclusive, quando do recente aumento da Carta Margem, a procura neste Sindicato foi enorme. Assim, como forma de contribuir com muitos, várias prefeituras, inclusive o governo federal têm antecipado o décimo terceiro de seus servidores e aposentados. E os resultados destas ações têm se mostrado bastante eficientes.

Desta forma, esta antecipação vem em socorro de muitos e ainda pode ser aplicada por aqueles que preferem fazer uso deste valor no final do ano junto com a segunda e última parcela do décimo terceiro.

De acordo com a assessoria de Comunicação da prefeitura de Passos, os servidores que não quiserem o adiantamento do 13º e das férias podem procurar o departamento pessoal das 8h às 14h com seus documentos pessoais e assinar um documento com o não aceite e receber os benefícios nas datas oficiais.