Destaques Política

Ameg promove encontro entre prefeitos eleitos e reeleitos

10 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Ameg promove nesta quinta-feira, 10, a partir das 8h30, em sua sede em Passos, um encontro entre os prefeitos eleitos e reeleitos para a gestão 2021/2024. O objetivo principal do evento é apresentar as diretrizes e perspectivas para os municípios consorciados da entidade e também iniciar alinhamentos entre os executivos municipais e outras instituições visando garantir parcerias estratégicas no âmbito do Desenvolvimento Regional.


Você também pode gostar de:

Sedest passa a atender Bolsa Família em sua sede

Receita Federal identifica indícios de sonegação no Sul de Minas Gerais

Todos os 22 municípios confirmaram presença. Devido à pandemia, foram convidados a participação apenas os Prefeitos eleitos/reeleitos e um Assessor. Para os organizadores do encontro essa é uma oportunidade de ter um contato com as nuances da administração pública e será o primeiro momento para que os novos mandatários conheçam e estreitem os laços de conhecimento, amizade entre os municípios que integram a microrregião e incentivam o Associativismo Municipal e uma ação efetiva para o fortalecimento regional.

Seguindo uma tradição que já dura mais de 35 anos, a Ameg se antecipa ao início oficial dos mandatos dos prefeitos da região e traz convidados que tratarão de questões cruciais, principalmente para os gestores em primeiro mandato.

A Ameg cumpre muito bem esse papel de trazer palestrantes com muita experiência no setor público para alertar para questões fundamentais em termos de legalidade, prioridades e cuidados que ajudam a balizar o início das administrações municipais”, explica o prefeito de Piumhi e presidente da associação, Adeberto José de Melo, o Deco.

Na programação do encontro, no período da manhã haverá a apresentação formal da Ameg, suas principais ações e alcances e as perspectivas quanto ao início oficial do Consórcio Público Ameg criado no início de 2019. O presidente da entidade explica que a nova pessoa jurídica que tem natureza autárquica ampliará de forma substancial a prestação de serviços aos municípios.

A maioria das associações que foram criadas há trinta e até quarenta anos atrás estão passando por essa transformação e com a nossa querida Ameg não pode ser diferente. Já a partir de janeiro a nossa população regional já vai sentir a maior presença da entidade no que diz respeito a ampliação e ofertas de novos serviços”, comenta Deco.


Consórcios

A agenda do período da manhã será encerrada com a especialista em Consórcios Públicos, a advogada e consultora Viviane Garcia, que fará uma explanação sobre o funcionamento dos consórcios públicos, as vantagens de adesão por parte dos municípios e o alcance de ações e projetos que resultam em economia para os cofres públicos e no efetivo Desenvolvimento Regional.

O período da tarde foi reservado para a participação de entidades e órgãos com presença na Microrregião do Médio Rio Grande e que se relacionam efetivamente com os municípios. Cada órgão ou entidade fará uma breve explanação da importância e do papel de cada um no apoio à gestão pública municipal.

É muito importante que o prefeito que vai iniciar um mandato saiba que pode contar com o apoio e a parceria de órgãos como a Emater, Polícia Militar, Senar, Sebrae, bancos públicos, entre tantos outros. As demandas são muitas, os recursos são poucos, então, essas parcerias também vão ajudar o prefeito e os municípios a superar as dificuldades”, encerra Deco.