Destaques Geral

Alexandre Braga é o décimo entrevistado em ‘O Charme do Violão Mineiro’

12 de julho de 2021

Foto: Divulgação

O convidado para a décima entrevista do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’, da próxima terça-feira, 13, é o flautista Alexandre Braga – mineiro de Varginha – que abordará a prática da música de câmara (conjunto) com violão. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista e nas redes sociais do Grupo Folha. Assista pelo link: http://bit.ly/alexandre-braga.

Alexandre Braga iniciou seus estudos musicais, ainda criança, no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga em Varginha, com a professora Leonilda Silva. É bacharel em música, habilitado em flauta transversal, pela Escola de Música da UFMG, onde estudou na classe do professor Arthur Andrés.

Durante seu período de formação, Alexandre participou de diversos festivais de música pelo Brasil, tendo estudado, dentre outros, com Maurício Freire, Odette Ernest Dias e Norton Morozowicz. Alexandre Braga atuou na Orquestra Ouro Preto, na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e, desde 2008, é integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Como músico camerista, possui destacada atuação no estado de Minas Gerais: duo com a pianista Elvira Gomes; com o cravista Antônio Magalhães; e com o violonista Celso Faria, dentre outras formações. Alexandre lançou, com Elvira Gomes, os cds “Recital” (2017) e “Sarau” (2019). Há quase vinte anos, Alexandre Braga formou com o violonista Celso Faria o “Duo Braga-Faria“.

Este conjuto camerístico tem por objetivo a divulgação de obras do cânone da formação, de músicas a eles dedicadas e das transcrições realizadas por Celso Faria. Alexandre já se apresentou nas principais cidades do Brasil e também na Argentina, Peru e Portugal. Amante da apreciação musical e história da música, Alexandre Braga vincula vídeos sobre os dois temas, além de suas performances musicais, em seu canal do YouTube.