Destaques Geral

Alago apresenta proposta de uso do entorno do Lago de Furnas

Por Talita Souza / Especial

22 de julho de 2021

Foto: Divulgação.

PASSOS – A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) apresentou o protocolo de intenções da parceria firmada com Furnas na 8ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) da empresa, realizada na manhã desta quarta-feira, 21, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

De acordo com o secretário-executivo da Alago, Fausto Costa, a reunião faz parte de uma sequência de encontros do Grupo de Trabalho determinado pelo Governo de Minas para discutir a questão do Lago de Furnas. As reuniões estão sendo feitas com o intuito de tratar sobre o nível e o tombamento do lago.

Ainda de acordo com Costa, foi apresentado ao grupo um protocolo de intenções previsto entre a Alago e Furnas e que tem como objetivo regulamentar o uso do entorno do reservatório da hidrelétrica. Para o secretário-executivo, muitos empreendedores e proprietários que construíram imóveis no entorno do Lago de Furnas se sentem inseguros pelo uso irregular do local e isso acaba afetando o turismo da região.

Com o desenvolvimento deste trabalho, o objetivo do protocolo de intenções tem que ser regulamentado com a participação dos órgãos do Estado e do Ministério Público. Então, vai dar uma segurança jurídica para quem usa, até então, irregularmente essa área no entorno de Furnas. Isso vem a contribuir com o desenvolvimento do turismo na região”, disse Costa.

Além da parceria, durante a reunião foi discutido sobre o posicionamento do grupo referente ao uso do Lago de Furnas, a atuação da Alago e da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) junto a Furnas e foi decidido a criação de um documento final alinhado com o GT.