Destaques Esporte

Adolescente de Capitólio é destaque no e-JEMG

Por Gabriella Alux / Especial

28 de abril de 2021

Foto: Globo

CAPITÓLIO – O adolescente Arthur Fernandes Reis Soares, de Capitólio, de 16 anos, participou da etapa online dos Jogos Escolares de Minas Gerais (e-JEMG), e venceu dois jogos eliminatórios nas modalidades NBA 2k20 e Fifa 2020. A Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira (Eemao), de Capitólio, teve quatro atletas disputando na competição.

O Atletas de Jogos Eletrônicos (Atletas eSports) Arthur se destacou na competição de NBA2K20 e FIFA 2020, mas foi desclassificado nas quartas de finais. A fase final dos jogos acontece na próxima semana nos dias 03 a 07 de Maio.
De acordo com a diretora de esporte e lazer de Capitólio, Valéria Soares Silva, é uma satisfação imensurável para o município ver que tem um atleta que se destacou dentro da competição.

É de extrema relevância para Capitólio ver o esforço e até mesmo a mudança de rotina para treinar para a competição e conseguir participar do processo da classificação do Arthur. Estamos falando do maior evento de formação de pessoas dentro do cenário esportivo nacional, que foi desenvolvimento de uma forma diferente desta vez, por conta da pandemia, e, nesse cenário, conseguiu vislumbrar habilidades de atletas de outros perfis

Valéria ainda ressalta que os jogos escolares é um dos pilares para o desenvolvimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Esportivo.

Nós, com a reativação do conselho, automaticamente já estamos pontuados, por ele ter vencido jogos na competição, com a pontuação um pouco maior. O que também é muito interessante para o município”, finalizou a diretora.

O professor de educação física da Eemao, Gustavo Pereira do Bonfim, relata que o e-Jemg tem o objetivo de incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo.

Foi uma experiência nova na área de jogos eletrônicos, mas certamente virará tendência“.

É muito gratificante ver os alunos que se identificam bastante com os jogos eletrônicos fazendo parte dos JEMG. Em alguns casos, eles não teriam oportunidade de participar dos jogos presenciais, justamente por se darem bem na modalidade online. É uma maneira muito boa de inclusão. Vejo que é uma competição diferente e cada vez deve se tornar uma tendência maior”, declarou Bonfim.

Segundo o professor, o formato on-line surgiu em 2020, a partir da suspensão das etapas regulares e presenciais do Jemg como forma de prevenção à disseminação da Covid-19, para evitar aglomerações de pessoas. O e-JEMG é uma iniciativa do Governo de Minas realizada pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Foto: Divulgação