Cultura Destaques

Adesc lança edital do 5º Festival Nacional de Teatro de Passos

20 de Maio de 2021

Espetáculo “As Aventuras de um Fusca à vela” apresentado na 1ª edição do FNTPassos. / Foto: Divulgação

A quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Passos já está com data marcada: entre 18 e 25 de julho. Com isso, a Associação de Desenvolvimento Cultural e Regional (Adesc) que é a realizadora do evento lançou nesta terça-feira, 18 o edital de seleção de espetáculos que comporão a programação do evento neste ano.

O evento que tradicionalmente lota espaços culturais da cidade e também as praças e espaços públicos, não acontecerá de forma presencial, devido à pandemia de covid-19. Assim como na quarta edição, o evento acontecerá de forma online, com espetáculos gravados que poderão ser assistidos via canal do Youtube do evento. Para a quinta edição, porém, a organização do evento planeja que seja feito de forma híbrida.

Além dos espetáculos transmitidos via canal do Youtube, estamos planejando algumas apresentações no esquema de Drive – Thru, já que fizemos essa experiência com uma cena no ano passado e deu super certo!”, comentou o idealizador e coordenador geral do evento, Maurílio Romão.

Para o edital de seleção deste ano serão selecionados apenas os espetáculos que serão transmitidos via canal do Youtube, podendo se inscrever espetáculos de todo o Brasil. A curadoria do evento vai selecionar espetáculos que foram desenvolvidos durante a pandemia, com essa nova estética “virtual”.

Após realizar a quarta edição apenas com recursos de financiamento coletivo e patrocínios, a organização do evento neste ano, contará com apoio da Prefeitura Municipal de Passos, que já está realizando os trâmites para repasse de parte do recurso necessário à realização do evento. Serão selecionados até 14 espetáculos, e as inscrições irão até o dia 1º de junho. Os selecionados concorrerão ao Prêmio “Clélia Monteiro” e também premiação em dinheiro.