Destaques Geral

Acordo prevê funcionamento do comércio no Dia do Padroeiro 

Por Ézio Santos/ Especial

2 de agosto de 2021

Acordo coletivo prevê funcionamento facultativo do comércio no dia do padroeiro de Passos:/ Reprodução.

PASSOS – O funcionamento do comércio será facultativo no Dia do Padroeiro da cidade, Senhor Bom Jesus dos Passos, celebrado em 6 de agosto. A medida está registrada em acordo coletivo assinado no dia 4 de maio de 2021 entre os presidentes dos sindicatos dos Empregados de Passos (Sindcom) e do Comércio Varejista (Sindpass).

Se as lojas ficarão abertas dia 6 de agosto durante o horário habitual de segunda a sexta-feira, nada impede que alguns comerciantes não obedeçam o acordo e só voltem a abri-las no dia seguinte, porque há oficialmente a lei municipal determinando o feriado alusivo ao dia do padroeiro. Tanto que nas agências bancárias não haverá expediente interno para funcionários e nem atendimento ao público. Já as casas lotéricas devem seguir o acordo sindical.

“A finalidade do acordo, visa o fortalecimento das vendas já tão sacrificadas pela pandemia do novo Coronavírus. Entendemos que quando o comércio está aberto diminui as viagens, festas e aglomerações. O comércio tem que estar de portas abertas porque não contamina e mantém os empregos que estão escassos. Sem falar que os católicos praticantes rezam todos os dias. Temos missas nos intervalos do almoço, à tarde, à noite etc”, afirma Gilson Madureira, presidente do Sindpass.


Celebrações

Desde o dia 28 de julho está acontecendo a novena em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Passos, que há mais de 180 anos é o principal padroeiro da cidade. O encerramento ocorre na próxima quinta-feira, um dia antes da data oficial do feriado municipal.

O pároco Sandro Henrique de Almeida Santos vem comentando nas missas e redes sociais que vai solicitar nesta segunda-feira, dia 2, aos órgãos e entidades competentes do município, que dia 6 de agosto seja um dia especial para que toda a população passense participe intensamente das atividades religiosas alusivas ao padroeiro. “Afinal é a data para comemorar nosso salvador Jesus que foi escolhido para ser o protetor de nosso povo e de nossas terras. Em virtude da importância da data, estamos preparando uma belíssima festa religiosidade”, comentou.

Sandro avisou que às 3h, haverá missa e reza do Terço da Misericórdia. A partir das primeiras horas do dia, intensas de orações e celebrações: às 6h, Via Sacra; 9h, 12h, e 15h, missas e Terço da Misericórdia, às 18h, missa solene de encerramento. Entre uma celebração e outra, o Santíssimo Sacramento estará exposto. “Após a missa das 15h teremos uma tarde de louvor com músicas e orações. Ao final da celebração das 18h, estaremos na porta da igreja matriz, abençoando as famílias que passarem de carro. Em seguida, a live do violinista passense Celso Faria sobre o seu novo projeto. Venham participar conosco”, convidou o pároco.