Destaques Geral

Acordo prevê abertura do comércio; bancos fecham

Por Mayara de Carvalho/ Redação

4 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – O Sindicato dos Empregados no Comércio de Passos e Região (SindCom) e o Sindicato do Comércio varejista de Passos (SindPass) firmaram um acordo que autoriza a mudança da folga no Carnaval (16 de fevereiro) para outra data na região, em um prazo de até 90 dias, e transfere a comemoração do Dia do comerciário para 30 de outubro em Passos.


Você também pode gostar de:

De acordo com o presidente do SindPass e diretor da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), Gilson Ribeiro Madureira, a decisão foi tomada devido ao impacto da pandemia de covid-19 no comércio.

Entendemos que trabalhar na segunda e terça-feira de Carnaval, concedendo a folga para nossos colaboradores dentro de 90 dias, será positivo para todos. Acabamos de sair de um recesso onde a maioria dos empreendedores remunerou normalmente os funcionários. Precisamos salvar empregos. O comerciante precisa vender”, disse. Segundo ele, o acordo deve atingir cerca de 800 lojas associadas.

Nosso intuito é melhorar no faturamento que está muito fraco. A consumação do consumidor junto ao lojista diminuiu muito desde que a pandemia começou. Queremos tentar melhorar o caixa das empresas para minimizar o problema”, disse Gilson.

Para o presidente do SindCom, Davi de Oliveira, com o aumento dos casos de covid-19, tanto em Passos quanto nas 30 cidades da região onde o sindicato atua, foi preciso tomar essa decisão de não ter ponto facultativo neste ano.

Estávamos esperando o prefeito, contudo o governador veio e determinou que o Carnaval não será ponto facultativo. Desta forma, adotamos a mesma medida, por isso, nos dias 15, 16 e 17 vai haver expediente em nossa cidade”, disse.

Além de Passos, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Capitólio, Fortaleza de Minas, Itamogi, Itaú de Minas, Piumhi, Pimenta, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso, confirmaram que não haverá ponto facultativo tanto para o comércio quanto para os funcionários do município. São Roque de Minas foi a única cidade que confirmou a continuação do recesso na segunda-feira e o feriado na terça-feira. Em São José da Barra, na segunda-feira não haverá ponto facultativo, todos vão trabalhar no comércio e município, ms na terça-feira, 16, será feriado, informou o prefeito Paulo César Vaz.


Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o calendário de feriados dos bancos está mantido nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval e não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de cinzas, 17, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.


Veja o número de casos da covid-19 na região