Destaques Geral

Acidentes domésticos diminuem 18% durante quarentena

Nathália Araújo / Redação

25 de Maio de 2020

PASSOS – Um levantamento realizado pela equipe do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Passos, apontou queda de 18% em registros de ocorrências que se compreendem como acidentes domésticos. As informações somam os casos entre os meses de março e maio deste ano, que totalizam 19 atendimentos, enquanto o mesmo período de 2019 mostrou 23 situações do mesmo caráter. Os dias analisados representam o período de isolamento social, que teve início para conter a disseminação do novo coronavírus.

Entre as principais causas que compõem o quadro abordado, estão quedas e queimaduras acidentais, choques elétricos, asfixia por engasgamento, vazamento de gás de cozinha, incêndios e problemas com insetos, como abelhas, vespas e marimbondos. O tenente, Daniel Anconi de Sousa, explicou que, embora as pessoas estejam em casa por mais tempo, uma das principais razões para a diminuição das ocorrências é o fato de que existe uma preocupação maior, especialmente com crianças e idosos.

O militar ainda contou que, além dos acidentes domésticos, houve diminuição de todos os serviços que estão no domínio do Corpo de Bombeiros. “Neste período em que as pessoas estão fazendo o possível para evitar locais como clínicas e hospitais, nosso atendimento diminuiu bastante. Todos estão mais cautelosos e, mesmo em casa, os cuidados são necessários para que evitar tais acontecimentos”, esclareceu.

Para finalizar, ele orientou sobre a prevenção de alguns acidentes deste mesmo segmento. “São muitas as orientações, mas é importante não deixar cortinas sobre fios e nem atrás de móveis, sempre conferir a situação do botijão de gás para evitar possíveis vazamentos, não preparar alimentos com crianças no colo, nunca mexer na parte interna de tomadas ou fazer ligações elétricas clandestinas”, destacou o tenente.

Em situações de necessidade, o contato de emergência do Corpo de Bombeiros é 192. Para evitar acidentes, outras dicas de segurança estão disponíveis no site www.bombeiros.mg.gov.br.