Cultura Destaques

Academia Paraisense de Cultura realiza sarau virtual

17 de julho de 2020

Foto: Divulgação

A Academia Paraisense de Cultura vem realizando, desde o dia 3 de junho, um sarau virtual. Os vídeos são gravados nas residências dos membros efetivos, honorários, correspondentes ou convidados e compartilhados em redes sociais da instituição. São apresentações musicais, declamações de poesias, leitura de crônicas, vídeos editados, coral, entre outros. Não tem custo para quem assiste. Os participantes não recebem ou não são remunerados.

O trabalho é realizado de maneira voluntária em prol da valorização e divulgação das artes de maneira em geral. Qualquer pessoa pode assistir o evento. Basta entrar na página da APC no Facebook. Conforme explicou o presidente da instituição, André Cruvinel, o protejo tem como objetivo levar cultura para as pessoas. Tentar diminuir os efeitos da pandemia e levar um pouco de alegria para as pessoas.

Também foi exibido um trecho da sessão antológica de criação da APC, em 1988, no qual o acadêmico coronel Walter Albano Fressati cita trecho do regimento do estatuto interno da instituição. Alguns acadêmicos estão de beca azul e próximo ao brasão, marcas representativas da APC. Quanto às diferenças das nomeações dos membros, os membros correspondentes são aqueles que moram em outras cidades. Os honorários participam de maneira esporádica. Se espera uma presença assídua dos membros efetivos.

Foi necessário adaptar com o atual momento. A criatividade foi a palavra-chave do artista. O show tem que continuar.

As pessoas se mostraram solícitas. Participaram paraisenses que moram na cidade e fora. Membros da Academia Cassiense de Letras e a Associação de Escritores de Passos e Região marcaram presença no evento realizado através da internet. Há uma agenda onde é realizada uma apresentação por dia. Já foram realizadas mais de 30 apresentações.

Vimos a necessidade de realizar algo. Precisamos levar a arte. A Cultura é o ar que respiramos. Devemos dividir isso com as pessoas,” finalizou o presidente.