Destaques Geral

Academia da Orla é reativada

28 de abril de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS– A academia ao ar livre da Orla, localizada na entrada de Capitólio, foi reativada pela prefeitura do município. Com sete equipamentos, a academia havia sido desativada pela gestão anterior, mas foi reativada, pois, segundo a administração, é muito utilizada para diversas atividades físicas pelos munícipes.

Segundo a diretora de Esporte e Lazer de Capitólio, Valeria Soares, a reinstalação foi realizada para que os munícipes tenham disponível equipamentos que ajudam na cultura de hábitos saudáveis. Os equipamentos seguem o padrão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e possuem orientações indicativas. Eles haviam sido disponibilizados há algum tempo ao município, por meio de emenda parlamentar.

Como a desativação ocorreu na administração anterior, não há detalhes sobre o motivo dos equipamentos terem sido retirados. Contudo, a diretora informou que o local é muito frequentado pelos munícipes, principalmente no início da manhã e da tarde. Além disso, Valéria reforçou a importância de se ter equipamentos para exercícios físicos disponíveis para os cidadãos.

Estes equipamentos trazem a prática de atividade físicas imprescindíveis para a vida saudável, podem trazer de forma gratuita a prática das atividades, promover o bem-estar físico e emocional, melhorar a integração social e a comunicação, fortalecer os músculos e as articulações, além de estabilizar comorbidades e diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Pode, ainda, diminuir o estresse, a depressão, a ansiedade e melhorar a coordenação motora e o condicionamento físico, dentre outros benefícios. Tendo estes equipamentos, podemos tentar a mudança cultural para que a população procure executar exercícios físicos cada vez mais constante, tornando as pessoas cada vez menos sedentárias”, disse a diretora.