Destaques Quinta Coluna

A hora e a vez

24 de julho de 2020

Conforme o totalmente previsto pelos técnicos da Medicina e não menos técnicos da Brigada de Enfretamento – que têm enfrentado (com sucesso, saibam) o novo coronavírus in Passos desde o início de março – essa Ardeia finalmente vive seus dias de pico dos casos de Covid-19.

Teóricos do apocalipse, isto não é bom… mas também não é mal. Nem é o fim. É apenas o inevitável acontecendo, dentro do previsível quadro previsto.

O outro previsível, na sequência, é que haja um platô. Que já pode estar em seu início, mas a confirmação, mesmo, só virá depois que houver uma redução de casos.

***

Para mais ou para menos

O platô de casos, bugrada, diferentemente do pico, prevê que o número mais alto de contaminações se mantenha estável por um tempo e, depois, sofra redução.

Pico e platô são meio que interligados, já que o pico se caracteriza também como início do platô e o platô significa que o pico se manteve por mais tempo. Fácil de entender.

***

Se pico, se platô, a atual fase da pandemia do Covid-19 na cidade deve passar em casa o Dia do Padroeiro (no 8 de Agosto) e esticar sua estadia até a primeira quinzena de agosto.

Então ficamos assim combinados: a hora é de não despregar a máscara facial da cara, cara-pálida. Nem pra tomar sopa! Álcool em gel à usar & lambusar, sem medo do porre.

Lavar as mãos até os dedos perderem o desenho das digitais. Ficar quieto em casa, quando possível. Ou no quadradinho de seu trabalho.

Fé e caldo de galinha – que, como todo mundo sabe, não fazem mal a ninguém.

Por que tudo isso vai passar. Está passando! E os próximos virus que estão por vir, virão em forma de vacina.

Quem sabe tudo não termina num grande Carnaval!

***

Express Press

Não menos na conta – altíssima – desse coronavírus-19, é tempo de “4°Festival Nacional de Teatro de Passos”; em 2020, edição “Em Casa”. As cortinas do maior evento cultural do Sudoeste das Minas Geraes foram abertas no domingo passado e ficam abertas mais hoje e amanhã para a mostra competitiva do evento. No domingo, acontece a premiação e, então, a cortina final do festival. Assim sendo, Evoé, Ardeia, porque é tempo de arte e arte cura!

11 peças foram selecionadas para esta edição on line do festival, 8 já foram apresentadas e a cena continua movimentada. Na ribalta eletrônica do FNTP hoje tem bate-papo com o ator, educador e dramaturgo Luís Márcio Arnaut, a partir das 17h, “Redescobrindo Tennessee Williams. Arnaut é doutor em Teoria e Prática do Teatro pela Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP; também é especialista em Teatro-Educação, licenciado em Teatro, engenheiro e mestre em engenharia e, não menos, especialista em Tennessee Williams…

…Dramaturgista, tradutor e revisor de “Not about Nightingales” (de Tennessee Williams) para a Cia Triptal em 2019 para o espetáculo “Inferno – um Interlúdio Expressionista” com direção de André Garolli. Espetáculo ganhador o prêmio UOL de melhor estréia de 2019 e indicado a melhor direção no Prêmio Shell 2020. Convidado especial do Provincetown Tennessee Williams Theater Festival, na cidade de Provicetown, nos

Estados Unidos, em 2019. Autor do livro “Tennessee Williams: Algo não dito” (Editora Giostri, 2017) e mais outros cinco livros publicados. Reforçando: Tennessee Williams por Luís Arnault é ás 17h, pelo Instagram do festival: @fnteatropassos. Logo em seguida, ás 19h, o pessoal da Magnólia Produção Cultural apresenta “O Trem das Onze” na ribalta on line do 4ºFNTP (pelo Instagram @fnteatropassos)…

“Trem das Onze” retrata tragédias que aconteceram numa velha ferrovia. Os caminhos dos personagens cruzam-se em histórias como a de um filho que pretende fazer um inusitado passeio com sua madrasta tetraplégica, uma procissão nos trilhos ou a de uma bailarina que sofre por amor, passando por um homem que paga por um crime do passado, o administrador da ferrovia atormentado e uma presa que sonha ser enterrada como santa. Todos os personagens estão ligados pela engrenagem destes trilhos. “Trem das Onze” foi inspirado na premiada obra “Linha Férrea”, da escritora Tércia Montenegro. Não perca a passagem! Trem das Onze, na ribalta on line do 4ºFNTP passa hoje, ás 19h, pelo Instagram @fnteatropassos

…Na sequência, ás 21h, entra em cena no palco virtual do FNTP os atores do Espaço Núcleo para apresentar “Querida Celine”.Celie, com apenas 14 anos, foi violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa que a ama, sua irmã, Nettie. Ela se casa com um jovem viúvo, que a trata, simultaneamente, como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade do marido vem do fato de ele alimentar uma forte paixão por Shug Avery, uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas. Durante os anos Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência de seu valor; “Querida Celie”no 4ºFNTP, é ás 21h, pelo Instagram @fnteatropassos

O Inverno 20 na Sangue Azul é 30! 30% off nas melhores marcas, para homens com estilo. Sangue Azul, butique masculina – presente há 30 anos. Na Avenida da Moda.

Amanhã, no último dia de mostra competitiva, o 4º FNTP abre suas cortinas para um bate-papo com Odilon Esteves, ator, formado no CEFART/Fundação Clóvis Salgado (Beagá), com graduação em Teatro pela UFMG. Odilon vai tratar da “Palavra e o Universo Poético”. O ator também é membro-fundador da Cia Luna Lunera, com a qual realizou, dentre outros, os espetáculos “Perdoa-me por me traíres” (2001), “Aqueles Dois” (2007) e “Prazer” (2012). Seus principais trabalhos no cinema e na TV foram o longa-metragem “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton, a minissérie “Queridos Amigos” (na Globo) e o docudrama “Sertão: Veredas”, produzido pela Bossa Nova Films. Mantém, na internet, o projeto de difusão literária “Espalhemos Poesia”, com vídeos no YouTube e Facebook.

…O encontro com Odilon Esteves está marcado para amanhã, ás 17h, pelo Instagram do festival: @fnteatropassos. Em seguida (ás 19h) finalizando as apresentações selecionadas para o 4ºFNTP, tem o pessoal do Coletivo Ocupa Teatro em cena com “Benedites”. Nascides na marginal, amamentades pela astúcia e pela espreita, Benedites é a história das criaturas preteridas e noturnas. Alimentada a figura folclórica brasileira, a fera ferida, que é alvo da bala de prata. Ligades a uma figura que passeia entre o profano e o sagrado, “filho de tudo que é santo”. A temática peregrina entre a marginalização social, através da produção de corpos sexuais, que se apresentam como espinhos na carne. Uis!

… “Benedites”, encerrando as apresentações na edição 2020 do 4º FNTP, é amanhã, ás 19h, pelo Instagram @fnteatropassos

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendi-mento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Como parte integrante do FNTP – edição Em Casa -, hoje (e amanhã também) tem debate on-line, con-duzido por Graça Velloso (@jorge gracaveloso) mediador dos deba-tes, sempre com a participação de um representante de cada espetá-culo. Ás 22h30 pelo Instagram do Festival: @fnteatropassos. Todxs convidadxs! Evoé!

E, afinal, como vai funcionar a votação neste “4° Festival Nacional de Teatro de Passos-Em Casa”. A votação acontecerá em casa, oras! No domingo, 26 de julho, das 8h às 17h, pelo site do festival. O público vai escolher o melhor espetáculo pelo www.festivalteatro passos.com A premiação aconte- cerá a partir das 20h. No site você encontra todas as informações.

Buscando sempre homenagear uma personalidade da cidade de Passos com grande relevância no Teatro da cidade, em suas três edições o Festival Nacional de Teatro de Passos já celebrou a vida e as obras de Silas Figueiredo, An-tônio Teodoro Grilo e Gilda Paren-ti. Em 2020, é vez do professor, diretor e ator Reinaldo Fonsêca Barbosa emprestar seu nome ao prêmio para os destaques dessa versão on line do FNTP.

Continua a temporada de des-contos em toda coleção da Preto e Branco Calçados. Em suas lojas na Avenida da Moda, nos números 3065 e 3104. Agora também na Preto & Branco Conforto, loja exclusiva da Usaflex, também na Avenida da Moda.

Pelos lados da AMEG – a dinâ-mica Associação dos Municípios do Médio Rio Grande – acontece hoje a reunião para tratar da cria-ção de um Serviço de Inspeção Regional – SIR envolvendo os 22 municípios que compõem o con-sórcio público AMEG.

“Andar com fé eu vou/que a fé não costuma falhar”. Com pande-mia e tudo mais, tem “Festa do Pa-droeiro” sim, sinhoras & sinhores. Já a partir da próxima terça-feira 28, com a primeira das “Missas Comunitárias” (na ocasião, dedi-cada ao Apostolado da Oração, á Pastoral da Melhor Idade, á Oficina de Oração e para a Regional São Mateus). Tudo on line, ó! céus, direto da Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos – santo padroeiro d’Ardeia. Valei-nos!

Primeira butique de pisos e re-vestimentos da região, a Ponto Bello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo todas as normas de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumpri-mento aos decretos municipais.

A PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Porti-nari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palima-nan e até clássicos pisos de madeira – madeira de verdade – da Triângu-lo. A PontoBello abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Tem ainda o “Atendimento Ponto Bello” que pode ser agendado pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

***

Puro yoga life style, com a cachoeira do ouro na paz da serra da canastra, como fundo infinito,
o agora iogue, professor e fotógrafo diego desimoni Ativa os elementos Ar, Água, Terra, Espaço e Fogo, enquanto Equilibra seu Kapha, Pitta e Vata…

***

***

Na mesma e vasta região da canastra, ali nos dominios do canto viva vida – o recanto preferido de tereza sawaya – a própria tereza clica “Os galãs da Serra da Babilônia” no caso, o filhote gabriel sawaya e seu pet

***

“When the moon is in the Seventh House/
And Jupiter aligns with Mars/
Then peace will guide the planets/
And love will steer the stars/
This is the dawning /
of the age of Aquarius…”

Para esses novos tempos, nova d. Na mais esperada de suas temporadas: a temporada de venda especial da coleção “tempos”, com 50% de desconto. Na E-store e nas lojas físicas nova d

***

A plateia está vazia, mas o teatro continua cheio! Em novos tempos, novas formas, para saudar o respeitável público e os respeitáveis produtores/atores/realizadores e toda a trupe de participantes e envolvidos com o 4º festival nacional de teatro de passos, o prédio do teatro rotary está com as portas abertas e as luzes acesas. Evoé para todos