Destaques Geral

A ‘História da Igreja no Sul de Minas’

Por Adriana Dias / Da Redação

23 de outubro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

Padre Hiansen Vieira Franco, da Diocese de Guaxupé, atualmente pároco da Paróquia São Domingos, em Poços de Caldas e professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre, lançou o livro ‘História da Igreja no Sul de Minas’, pela Paco Editorial. A obra busca compreender como, em apenas quinze anos, foram criadas três dioceses (Pouso Alegre, Campanha e Guaxupé) em uma região em que em duzentos anos de presença da Igreja nenhum bispado havia sido fundado.

Conforme padre Hiansen, que é natural de Campestre, as três dioceses são focalizadas conjuntamente, pelo fato de que os acontecimentos referentes ao surgimento delas estarem estreitamente interligados.

Entre as constatações, o leitor verá que o processo que levou à criação dos três bispados do Sul de Minas se inseria no amplo contexto de desenvolvimento da Igreja no Brasil, após a extinção do Padroado, e no movimento de reforma católica em ato na Igreja inteira desde meados do século XIX. Esta publicação é destinada aos interessados pelos estudos sobre a igreja católica no Brasil”, disse o padre.

Ainda conforme Hiansen, como é conhecido o padre que é sacerdote há 16 anos e estudou durante 6 anos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde doutorou-se em História da Igreja, é fruto de longos anos de pesquisa e estudo, tendo como objetivo a compreensão deste universo das dioceses.


Capítulos

O livro, com 404 páginas é composto por cinco capítulos: O Sul de Minas: evolução civil e eclesiástica; Criação e primeiros tempos do bispado sul-mineiro; Ação dos bispos de Pouso Alegre de 1909 a 1925; Campanha, a segunda diocese sul-mineira; Diocese de Guaxupé: origens e desenvolvimento e ainda as considerações finais.

A obra pode ser adquirida por R$59,90 no site da editora e, ainda, na secretaria da paróquia São Domingos, em Poços de Caldas. Padre Hiansen também escreveu outros três livros: A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo do Campestre, em 2000; O Clero Paulista no Sul de Minas, em 2003 e Fama: subsídios para a sua história, em 2008.

Padre Hiansen Vieira Franco, da Diocese de Guaxupé. / Foto: Divulgação