Destaques Dia a Dia

A filha do fogo

POR PEDRO BONFIM GUBEL

2 de outubro de 2020

Diz a lenda que na região da Serra da Canastra havia uma menina de oito anos, com cabelos ruivos, e sempre muito curiosa. Ela gostava de observar tudo, detalhe por detalhe. Toda noite, ela pegava sua luneta e olhava o céu, em contemplação. E todo ano, sempre à época da seca, a serra pegava fogo. Ela achava muito lindas e fascinantes aquelas labaredas de tom alaranjado, subindo feito serpentes serra acima. No ano de 1981, ela pediu a seu pai para levá-la durante uma queimada a fim de que pudesse ver tudo de perto. De tanto ela insistir, o pai concordou, porém teria que ser na presença dos bombeiros.

Quando estava no local da queimada, a menina viu algo que ninguém deveria ter visto. Uma cena chocante e inesquecível. Ela viu um Lobo-guará em chamas e ficou muito triste e comovida. O fogo era tudo que achava de mais bonito, mas desconhecia seu poder destruidor. Ela sempre amou a flora e a fauna. Então, num impulso de desespero, a menina ruiva seguiu o lobo para dentro das chamas altas, de onde ninguém poderia mais avistá-la. Depois do ocorrido, todo o povoado se comoveu e ajudou na procura da menina. Nunca encontraram nenhuma pista e muito menos seu corpo. Desde então, o pai da menina vai, ano após ano, ao parque, logo depois de as queimadas cessarem, para lembrar de sua filha e prestar uma homenagem à sua memória…

Conta-se que algumas pessoas que puderam ver a Serra em chamas, avistaram uma menina e um Lobo-guará, ambos no meio das labaredas, salvando pequenos animais e aves. E depois das queimadas, os animais silvestres estão à solta. Quando o verde prevalece e as sempre-vivas, lírios e canelas-de-ema florescem, é possível vê-la correndo nos campos floridos, seguida por um Lobo-guará… Estão sempre alegres e cheios de vida e vão desaparecendo na imensidão…

Esta e outras 100 histórias regionais estão reunidas em um livro organizado por Maria Mineira. São textos de seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, ano de 2018. Com o apoio da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas foi lançado em 2019: “ Letras da Canastra- Cooperativa Educacional Escrevendo História”. Para adquirir um exemplar entre em contato pelo e-mail: [email protected]