Destaques Dia a Dia

A criatura da Canastra – II

POR EVANDRO GABRIEL DE SOUZA MELO CIRILO

28 de agosto de 2020

Em um lugar tão solitário, e após todos os acontecimentos anteriores, deparei-me com ambos os veículos estirados no chão, em uma posição que não havíamos colocado. E, de relance, em minha visão periférica, observei uma figura semelhante a de uma pessoa.

Tinha estatura mediana, levemente magra, totalmente nua e com uma estrema agilidade, pois em questão de segundos, ela teria se movido alguns metros em nossa direção. Ficamos sem reação, vendo aquela criatura misteriosa se aproximando de nós, cada vez mais. Momentaneamente, ouvi aquele som agonizante outra vez, e era tão perturbador que me fez cair no chão com uma imensa dor nos ouvidos. E com um simples fechar de olhos, senti ao meu lado, no solo, os passos daquele ser que parecia estar nos observando.

Ao abrir os olhos, vi que a figura estava correndo na direção oposta em que caminhava anteriormente. Com um grande alívio, ouvimos o som de outras motocicletas 248 se aproximando. Eram nossos companheiros voltando para nos buscar. Desde esse dia, tento buscar explicações para o ocorrido, mas nunca consigo chegar em algo concreto. Alguns dizem que isso não aconteceu, outros dizem ter sido apenas nossa imaginação, mas mesmo tentando pensar que foi apenas um sonho, sempre me lembro dos momentos mais assustadores de minha vida.

Essa e outras 100 histórias regionais estão reunidas em um livro organizado por Maria Mineira. São textos de seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, ano de 2018. Com o apoio da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas foi lançado em 2019: “ Letras da Canastra- Cooperativa Educacional Escrevendo História”. Para adquirir um exemplar entre em contato pelo e-mail: [email protected]