Destaques Quinta Coluna

A cidade para todos

Por César Tadeu

16 de setembro de 2020

Pensa que é fácil ser prefeito, cambada de candidatos?!?

***

Saiu agorinha mesmoo “Ranking Connected Smart Cities 2020” com os resultados da 6ª edição do estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, que mapeou todos os municípios com mais de 50 mil habitantes no Brasil (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), com o objetivo de apresentar as cidades tupiniquins mais inteligentes e conectadas, de acordo com 70 indicadores.

***

São avaliados 11 indicadores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Além da classificação geral, há rankings por eixo temático, região e faixa populacional.

***

Para o “Ranking Connected Smart Cities 2020” foram coletados dados e informações de 673 cidades: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes (que é o caso de Passos) e 349 com 50 a100 mil habitantes.

***

Na lista das 100 cidades mais inteligentes, 18 possuem menos de 100 mil habitantes, mostrando que não é necessário ter grande porte populacional e econômico para atingir índices altos nos indicadores do estudo.
Mais ou menos próxima daqui, Jaguariúna/SP, por exemplo, é a cidade mais inteligente na faixa populacional de 50 a 100 mil habitantes, aparecendo na 17ª posição geral do ranking.

Geograficamente escrevendo, Jaguariúna encontra-se inserida na Região Metropolitana de Campinas.

***

64 das 100 cidades mais inteligentes estão na Região Sudeste, sendo 43 delas no Estado de São Paulo. Dezenove estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista das 100 mais inteligentes.

***

Depois de 2 anos fora da liderança do “Ranking Connected Smart Cities”, a cidade de São Paulo/SP volta a figurar no topo da lista das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, amealhando 37.901 pontos, superando a não menos paulista Campinas, líder em 2019. E Curitiba/PR, no topo em 2018.

***

São Paulo, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Campinas/SP, Vitória/ES, São Caetano do Sul e Santos/SP, Brasília/DF, Porto Alegre/RS e, em 10º, Belo Horizonte/MG, com 34,608 pontos são as “top 10 smart cities” brasileiras.

***

Especificamente no ranking das smart cidades mineiras, além da mencionada capital Beagá em 1º, tem Viçosa (31,384 pontos) em 2º lugar. Poços de Caldas é a 15ª smart city das Geraes, a primeira do Sul do Estado, com 28,742 pontos.

Em 17º vem Varginha, seguida por Lavras (18ª), Pouso Alegre (19ª), Itajubá (26ª), Alfenas (30ª), Três Corações (50ª) com São Sebastião do Paraíso em seguida (51ª e 24,925 no ranking)…

***

…E Passos, 53ª smart city mineira, hmmm! com 24,882 pontos no ranking geral das smart cities tupiniquins.

***

Guaxupé é a 54ª cidade na lista; fechando a classificação das cidades do Sul das Geraes, aparece Três Pontas, em 63º lugar e 23,689 pontos no ranking. A última cidade mineira em tal classificação é Esmeraldas, em 71º lugar e 21,169 pontinhos.

***

Nenhuma cidade do Sul ou Sudoeste das Geraes aparece no ranking nacional das “Connected Smart Cities 2020” (que tem Boituva, interiorzão do estado de São Paulo, como a centésima smart city brasileira, com 28,906 pontos amealhados).

***

Confirmaí, pô!

O futuro, essa noite!

***

Já tivemos “50 anos em 5” e também 5 anos em 50. Para logo mais à noite, nessa Ardeia do Senhor Bom Jesus dos Passos, mais exatamente a bordo do salão de reuniões “Odilon Ferreira da Silva”, plantado ali no prédio da ACIP, o destino dos próximos 4 anos da cidade e o rumo da eleições municipais 2020 decididos em 1 hora. Ou 1 minuto! Durante a convenção municipal do Cidadania. Como nunca antes na história local…

Com todas as pompas e circunstâncias – as permitidas para estes dias de Covid-19 pegando lá fora – mais um sol a pino e uma poeira vermelha, na manhã da sexta-feira, 11 de Setembro de 2020, foi dadopor concluído o cercamento da presente/futura “Cidade da Saúde e do Saber” – que vem a ser uma smart city humanizada e sustentável, que vai reunir numa mesma área um complexo de atendimento à saúde e a produção de conhecimento, integrado a um completo centro residencial e comercial…

…Tendo como instituição âncora a Santa Casa de Misericórdia de Passos – que a revista americana Newsweek apontou como sendo “o 12º melhor hospital do Brasil”, em 2020. A conclusão do cercamento da Cidade da Saúde e do Saber é motivo de celebração para a Santa Casa de Passos, que agora cuida de outras etapas do projeto, algumas já em andamento.

Live geral, do tipo Webinar – que é uma uma live interativa – pilotada pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Passos, em tempo de apresentar propostas para o novo Plano Diretor da cidade e do município. Toda a população antenada e plugada está convidada a participar deste webnário, em videoconferências que acontecem mais hoje e amanhã, sempre às 19h.

No primeiro webnário, hontem, foram tratados assuntos sobre o meio ambiente, fundamentos e gestão do plano diretor e ordenamento territorial. Para hoje a web-reunião vai tratar do desenvolvimento econômico, turismo, cultura, esporte e lazer. Amanhã, durante o terceiro e último webnário, serão discutidos temas referentes à educação, saúde, assistência e segurança pública.

Enquanto isso, o arquiteto, urbanista, teórico & prático nas questões relativas aos patrimônios históricos/artísticos/arquitetônicos/culturais, escritor, membro do UFMG/ICOMOS – o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – e afins, o cassiense Leonardo Castriota é um dos mediadores convidados para “Transversalidades”, evento armado pelas comissões especiais do CAU/MG, em forma de seminário virtual de três dias …e que termina hoje!

“Transversalidades” veio trazer para a discussão o patrimônio cultural e suas transversalidades, a-presentando boas práticas de plane-jamento e desenvolvimento urbano e ambiental, habitação social e patrimônio cultural, tudo junto, misturado – mas de forma integrada – para assim, aumentar a visibili-dade e repercussão dos serviços prestados nessas áreas, salve, salve!

O Verão 2021 já está nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, para homens com estilo, exclusivos para a Sangue Azul. Na Avenida da Moda. Ho havia de dir! “De la infantesa me n’he endut el vol d’un pregadeu / de l’adolescência, l’olor d’aquella noia nua / de la vida adulta, els problemes del dia a dia / D’avui me n’enduré l’obit/ – ho espero amb candeletes” …O catalão é tão familiar!
“Preciso Contar”! Seis meses no desparaíso, porém e para além das questões político-sociais e não menos ambientais, o mais carioca dos passenses – sim, bugrada, o escriba Alexandre Brandão – acaba de (segundo ele mesmo) sofrer um verdadeiro golpe em sua estrutura afetiva. Navegando pelo Face foi surpreendido por Josep Domènech Ponsati, um livreiro de Girona/Espanha, que traduziu para o catalão uns poemas do mais recente livro de Brandão “Nenhuma poesia: uma antologia” (Editora Patuá).

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. A-cupuntura como tratamento, mas-sagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupun-turista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Eletricitário elétrico, DJ de altís-sima voltagem, Wilson Crivelin Jr é, ali na vizinhança do Woodstock Bar, a própria cara de felicidade. Expli-cando: há pouco menos de seis meses, com o mundo ás voltas com uma pandemia, mister Crivelin-Sarno inventou de driblar o seu (dele) e o nosso confinamento geral com o “Projeto Vitrolinha”. Onde Wilson tirou do descanso eternum seus melhores vinis – compactos e long-plays – e, tipo numa sessão-nostalgia, os colocava pra rodar todas as tardes, ali por volta das 13h…

…o Facebook não gostou, viu na Vitrolinha uma exploração comecial e boicotou o projeto usando seus artifícios e intervenções pra de mu-dernos e eletrônicos. Fim da Vitro-linha, que nessa altura do campeona-to já tinha uma logomarca e uma legião de seguidores. Fim da Vitrolinha?!? Qual nada! Crivelin-Sarno deu seus pulos, ajeitou toda a situação e agora seu projeto está abrigado e operante no YouTube – numa plataforma que acolhe o artista. Em formato “on demand”…

É só se inscrever no canal https://www.youtube.com/user/crivelin .Play list on demand https://www.youtube.com/playlist?list =PLSEXtoAnBOVZvJKjPIYKL dpctmUnFGbzV .Chupa essa manga Facebook!

Produto exclusivo da Cerâmica Portinari para suas (poucas) lojas Concept e Diamond – como é o caso da Ponto Bello Acabamentos – a coleção Cittá é puro design, marcado com leves nuances em peças de porcelanato no formato 120cm x 120cm, retificadas, a R$ 149,90 m². A coleção Make Grigio Corten tem peças em porcelanato no formato 100cm x 100cm, retificadas, a R# 179,90 m². Todas em 10 X, sem juros.

Condições especiais de pagamen-tos, marcas renomadas em pisos e revestimentos, nacionais e importa-dos, exclusivos das lojas Ponto Bello Acabamentos – primeira butique de revestimentos em Passos e região. Confira. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

O passense Selton Mello disparou em suas redes sociais que Rodrigo Santoro vai integrar o elenco da quinta temporada da série “Sessão de Terapia”. Santoro interpretará o personagem Davi Greco,um novo supervisor/terapeuta de Caio Barone – personagem de Selton – atuando ao lado do amigo, que segue como protagonista da produção do Globo play. Nathalia Timberg e a internaci-onal Morena Baccarin também estão nesta nova temporada. “Caio” entra em cena em personagem criado especialmente para Santoro, que colaborou com seu desenvolvimen-to. Em tempos de restrições causadas pelo novo coronavírus, o ator está ensaiando remotamente para iniciar os trabalhos nos estúdios da Globo no Rio/RJ. Nathalia Timberg (a mãe de Caio) gravará suas cenas em sua casa; Morena Baccarin participará da série via Skype. Ela interpretou a supervisora de Caio na temporada anterior.

“Sessão de Terapia” é, na verdade, uma versão brasileira da série israelense “BeTipul” sobre encontros de um terapeuta (Selton) com pacientes. A série se tornou uma das mais vistas no Globoplay. Na temporada 2019, Selton Mello que, até então, era o diretor, se tornou também protagonista da série, que passou a incluir Morena Baccarin no elenco.

***

Davi Greco (rodrigo santoro) é o novo supervisor/ terapeuta de Caio Barone (o passense selton mello), em sessão off-divã da incensada “sessão de terapia”. a quinta temporada da série de maior audiência do globoplay está chegando. “a Sexta-feira promete, para Caio e para o fãs de nossa série do peito” postou selton.

***

depois de passar por recente processo seletivo na empresa, o engenheiro florestal, Mestre em ciências florestais e conhecedor de vários projetos do sistema FAEMG/SENAR, onde também foi instrutor, Rogger Miranda Coelho passa por treinamentos finais para assumir o atendimento do escritório Regional do senar em passos – o er 09

***

As composições com preto e branco são infinitas e também passeiam pelas estações do ano conforme peças e materiais… Aqui, em look super verão, que pode também usar a blusa de maxi bolas e casaqueto, se a noite esfriar. renove seu closet, com 50% de desconto em peças super atemporais Nova d. No site ou nas lojas Nova D: na Avenida da Moda, em Passos ou aí, pelo Brasil

***

wilson crivelin jr é a cara da felicidade, bugrada! depois de perrengues com o facebook por conta de seu “projeto Vitrolinha” – o face interferia nas transmissões alegando lá seus motivos facianos -, mister crivelin-sarno mandou ver sua vitrolinha para uma plataforma mais artista-friendly. de modos que o Projeto Agora está no YouTube, em formato “on demand”