Destaques Geral

Alpinópolis integra programa de microchip para cães e gatos

Por Felipe Misuraca / Especial

25 de janeiro de 2022

O programa terá como prioridade os animais de comunidades de baixa renda do município./ Foto: Reprodução.

ALPINÓPOLIS – No último domingo, 23, a prefeitura municipal de Alpinópolis anunciou que a cidade foi uma das selecionadas para o Programa Conheça seu Amigo, do governo de Minas Gerais. O programa envolve a doação de microchip para os animais domésticos por parte do Estado.
Idealizado por Heloiza Santos Lemos, coordenadora de vigilância em saúde da cidade de Alpinópolis, o programa tem como objetivo identificar cães e gatos.

“O Programa Conheça Seu Amigo envolve a doação de microchip para animais domésticos para a identificação de cães e gatos através do método de aplicação subcutânea, além de leitores”, disse.

Segundo ela, a aplicação dos microchips deve ser responsabilidade do município. Heloiza afirma que o programa terá como prioridade os animais de famílias de baixa renda e animais de comunidades carentes.

“O programa irá atender a 10% da população estimada de cães e gatos e terá como público-alvo prioritário os animais provenientes de comunidades de baixa renda, uma vez que buscaremos a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada”, salientou.

Para Heloiza, um dos maiores objetivos do programa é diminuir o número de animais abandonados.

“Vamos começar a colocar o programa em prática o mais rápido possível, uma vez que o objetivo do dele é reduzir o abandono de animais e promover o bem-estar dos mesmos. Dessa forma, posso afirmar que o programa é de extrema importância para o município, uma vez que iremos não somente reduzir a taxa de abandono dos animais na cidade, como também promover a conscientização coletiva. Acredito que o programa seja uma grande conquista para os animais e, também, para a nossa população”, disse.

Por meio de redes sociais, o prefeito da cidade, Rafael Freire, comemorou o programa.

“De 853 municípios de Minas Gerais, Alpinópolis ficou entre os 50 selecionados pelo governo estadual para implantar o Programa Conheça seu Amigo, de microchipagem animal. Temos uma equipe competente e um olhar para a causa animal que nos possibilitou este feito”, disse.