Destaques Política

Pacheco destina R$ 6,5 milhões para nova sede da Delegacia Regional de Passos

4 de novembro de 2021

Foto: Divulgação.

BRASÍLIA – O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), garantiu R$ 6,5 milhões, no Orçamento da União de 2021, para a construção da nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Passos, em Minas Gerais. A nova estrutura, com previsão de início das obras no ano que vem, vai proporcionar melhor condição de trabalho para os agentes da corporação e atendimento mais qualificado a 300 mil moradores de 16 municípios localizados na área de atuação da delegacia regional.

O projeto prevê que o novo imóvel seja equipado com salas de reconhecimento facial e de exames de microcomparação balística, técnicas que vão ajudar a perícia na elucidação das investigações. Além disso, haverá uma estrutura moderna para a Central de Flagrantes (Ceflan) e um auditório para 100 pessoas, que pode ser utilizado para eventos promovidos por escolas e pela comunidade. A edificação terá acessibilidade e mecanismos de sustentabilidade, como o reaproveitamento da água da chuva.

O delegado regional, Marcos Pimenta, disse que a futura sede vai funcionar no bairro Muarama, região estratégica da cidade, próxima à MG-050, que liga Passos a Belo Horizonte e ao Estado de São Paulo. A estrutura também será vizinha aos prédios do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Batalhão da Polícia Militar e outras estruturas ligadas ao setor de segurança pública, proporcionando mais integração entre as entidades.

“A nova delegacia visa que a Polícia Civil conceda melhores condições de atendimento aos cidadãos e aos profissionais que frequentam o espaço, como policiais civis, penais e militares. Paralelo a isso, queremos quebrar paradigmas, aproximando a população da Polícia Civil, principalmente quando falamos sobre a utilização do auditório, que será disponibilizado para escolas e para a realização de atividades da comunidade. Além disso, teremos mecanismos modernos para desempenho da atividade de polícia judiciária, como uma perícia diferenciada, com salas para reconhecimento pessoal de suspeitos e criminosos”, adiantou o delegado.

Rodrigo Pacheco afirmou que o recurso para a construção da delegacia representa uma conquista importante para a cidade e para a região.

“Essa delegacia vai melhorar os serviços de segurança pública de Passos e de todo o estado, uma vez que proporciona um ambiente de trabalho mais qualificado para os agentes, resultando em melhor atendimento à população. A defesa de projetos e a busca de recursos para toda Minas Gerais faz parte da nossa luta constante em Brasília. E vamos continuar em busca de melhorias para segurança pública, saúde, educação e outras áreas importantes para os mineiros”, disse.