Destaques Esporte

Sem público, Passos recebe etapa do mineiro de motocross

Por Ézio Santos/ Especial

13 de outubro de 2021

Foto: Divulgação.

PASSOS – Mesmo sem divulgação, até mesmo para uma imprensa local e regional, Passos sediou no último final de semana, uma segunda etapa do Campeonato Mineiro de Motocross (MX). Se a presença de público durante a inauguração oficial da nova pista localizada a seis milhas da cidade, na zona rural, dezenas de pilotos necessárias suas habilidades sobre as incrementadas motocicletas exclusivas de competições. Foi um verdadeiro show de saltos e equilibrismo dos competidores.

A etapa teve oito provas na tarde do sábado, dia 9, e mais cinco, considerado como mais relevante, no mesmo período do dia seguinte. Ao todo, 138 pilotos competiram em 13 diferentes categorias. Destaques para os passenses Evaristo José Lemos, campeão entre os oponentes da MX5 / MX55, e Brayan Thiodoro, que foi vice-campeão na provas MX1 e MX2 Júnior. Os demais competidores de Passos foram: Paulo Jorge Daher Júnior, Fabiano Baggio, Sérgio Henrique Cardoso Beraldo, Marcos Aurélio Oliveira Santos, Erik Mariano Mattos, Brayan Soares Pinto, Thieres Bernardes Godói e Pedro Dias.

Os pilotos dos municípios vizinhos que disputaram provas em Passos foram Marco Aurélio, Tales Eustáquio, ambos de Jacuí, Daniel Damacena (Piumhi), Alexsander Batista (Guapé) e Rafael Azevedo (Conceição da Aparecida). Além de Minas, uma etapa ainda com representantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com a secretária da Federação Mineira de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG), Kátia Pimenta, a pandemia da Covid 19 impediu a divulgação em massa da etapa de Passos.

“Tivemos que limitar tudo entre a organização e os pilotos para evitar as aglomerações do público, por isso o evento foi transmitido pela TV Web Passos. Da próxima vez vai ser totalmente diferente. O compartilhamento com a imprensa e população será total ”, garantiu.

O presidente da entidade, com sede em Belo Horizonte, é Gustavo Jacob. A recém-construída pista de motocross em Passos, é oficial da modalidade, se localizada na fazenda do empresário Breno Pinto da Silva, e distante cinco quilômetros do perímetro urbano, sentido linha das Areias. Seu comprimento de 1.400 metros, e considerada de ótima estrutura para eventos como o realizado dias 9 e 10 deste mês. A primeira etapa do estadual foi realizada em Sana Luzia, município da região metropolitana da capital mineira. A data e local da terceira etapa ainda está po definir.

O passado

Entre 1985 e 1990, o MX era bastante prestigiado pelo público desportista de Passos e região. Uma pista construída na margem esquerda da rodovia Passo / São João Batista do Glória, hoje o Jardim Recando da Harmonia, foi o palco de provas do campeonato mineiro, e conhecido como número de expectadores.

“Me lembro muito bem na época, quando o Iran Freitas e Amauri Pimentel, do Clube Mobicross, organizavam-se como etapas e suas categorias. Tínhamos na época pilotos passenses como Rogerinho Maia, Claudinho, Marcelo Italiano, além do Tartaruga de Barretos (SP). Recordo também das minhas narrações em cima de um caminhão de som e. Era emocionante ”, contou Domiciano Roberto Pimenta Andrade, o Saninho, ex-radialista e hoje advogado.