Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

2 de julho de 2021

“Vem pro time” diz o cabeçalho de um post que circula nas redes sociais. E o time, no caso, é o da Coca-Cola Andina – produtora e distribuidora dos produtos licenci-ados pela The Coca-Cola Compa-ny, com fábrica em Ribeirão Preto. O post destaca também “Estamos contratando em Passos”…

…É o seguinte: depois de fechar seu escritório e distribuidora regi-onal, trocando essa Ardeia por ou-tras instalações in São Sebastião do Paraíso (não muito tempo depois, a então Refrescos Ipiranga também fechou seu escritório/distribuidora de Paraíso, trocando por instala-ções na cidade de Mococa/SP). Pela tal postagem deduz-se que a Coca-Cola, agora como Andina, retoma-rá suas operações na cidade…

…O anúncio de oportunidade de emprego confirma os boatos, ainda que nada tenha sido confirmado no oficial. Se confirmado, a Coca-Cola Andina deverá reinstalar sua base operacional in Passos, com direito a armazenamento e distribuição de bebidas. Os buchichos dão conta de que o (re)início das atividades por aqui será em agosto de 2021, em área coberta de 5 mil metros quadrados a ser ocupada ali na MG-050, ao lado do ex-Recanto Geriátrico. Em sua área de abran-gência diz-se que a distribuidora Coca-Cola Andina deverá incor-porar localidades hoje atendidas pelas distribuidoras de Piumhi e Carmo do Rio Claro …e até a de Mococa/SP.

…O “Estamos contratando em Passos/MG” dá conta de que a em-presa vai precisar de assistente ad-ministrativo, operador de empi-lhadeira, estoquista e motorista manobreiro. O post também dá conta de que “para todas as vagas é necessário residir em Passos/MG e ter disponibilidade de horário”. O post destaca, lá embaixo, que “A Coca-Cola Andina é feita de pes-soas e prezamos pela diversidade e inclusão, sendo assim, nossas vagas são destinadas a todos. ” E que “os interessados deverão encaminhar currículo para [email protected] andina.com com o nome da vaga e da cidade.”

Ah, sim: a Coca Cola Andina nasceu em 1946, com o nome Em-botelladora Andina, com licença para produzir e distribuir os pro-dutos Coca-Cola no Chile e é hoje uma das três maiores engarrafado-ras da América Latina, produtora e distribuidora dos produtos licen-ciados pela The Coca-Cola Compa-ny no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. Entrou no mercado bra-sileiro em 1994, com a aquisição da Rio de Janeiro Refrescos. Em junho de 2019 a Andina inaugurou na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ, sua mais moderna fá-brica da marca na América Latina, com capacidade para produzir 662 milhões de litros de bebidas, por ano. Por aqui a Coca-Cola Andina está em Ribeirão Preto, com distri-buidoras em Franca e …em Moco-ca, aquela!

Inspirado na tendência do De-sign Biofílico, o revestimento Moss leva a natureza para dentro dos ambientes, garantindo o acon-chego e a beleza do verde. Moss é um musgo natural preservado, ori-ginário da Escandinávia. Seu cul-tivo segue uma antiga tradição lo-cal e a colheita é feita à mão, de forma sustentável…

…Após colhido, o musgo passa por processo de preservação, ga-nhando vida. O Moss pode ser combinado com diversos reves-timentos da Castelatto, permitindo paginações criativas e inovadoras. Conheça o Moss – o revestimento natural que vai transformar o seu ambiente – e o conceito de Design Biofílico na PontoBello Acaba-mentos. Paginações criativas e i-novadoras são parte do dia a dia da primeira butique de pisos e reves-timentos da região. Na Lavras, es-quina com Dr Manoel Patti.

Comissões técnicas permanentes a bordo da refrigerada Câmara Mu-nicipal de Passos têm, desde a se-gunda-feira passada, novas com-posições. A mudança se deu por conta da extinção de um bloco par-lamentar que funcionava por lá desde o início do ano…

…Doravante em diante as comis-sões ficaram assim formadas: a Co-missão de Legislação, Constituição e Justiça, com Aline Macedo de Souza, presidente; mais Gilmara da Patas Amigas e Michael Silveira Reis. Na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, Mi-chael Silveira Reis é o presidente, mais Edmilson Amparado Jr e Ali-ne Macedo…

A Comissão de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural será presidida por Plínio Andrade, com Luis Carlos do Souto Jr e Dir-ceu Alves na formação. A Comis-são de Saúde e Ação Social tem Dirceu Alves como presidente, mais Francisco Sena Carvalho e Jo-ão Serapião; finalmente, a Comis-são de Educação, Cultura, Despor-to, Turismo e Lazer tem João Sera-pião como presidente, mais Dirceu Alves e Maurício Silva.

Sangue Azul para ele, todos os dias! Casual, esporte, esporte fino, em roupas, sapatos, bolsas, mochi-las, carteiras e acessórios. Para ho-mens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) #sangueazul homem

Concorrendo às eleições munici-pais pela primeira vez em 2019 (ato falho, Gilmara: sua rede social in-forma “2021”), Gilmara Oliveira ocupou a terceira colocação como vereadora eleita. Protetora e defen-sora da causa animal – no Legis-lativo ela é a “Gilmara do Patas A-migas”. Agora mesmo Gilmara so-licitou – e conseguiu – junto ao deputado Noraldino Jr, com arti-culação do prefeito de Passos, a rea-lização de um mutirão de castração (de animais, bien sûr!) com 500 cirurgias…

…Previsto para ocorrer de 22 a 29 de julho, numa ação que benefi-ciará muitas famílias que não po-dem custear a cirurgia de seus pets, pensa a vereadora; que, diga-se, irá arcar pessoalmente com as despe-sas das intercorrrências médicas. As cirurgias serão custeadas com emenda parlamentar da parte do deputado Noraldino; a Prefeitura de Passos banca as despesas de des-locamento e estrutura física para realização do mutirão. As ONGs Patas Amigas e S.O.S Patas, por conta dos serviços voluntários prestados à causa, se encarregarão de fazer a seleção dos bichos…

…Para fazer a inscrição do pet a ser castrado o interessado só preci-sa acessar a página de uma das ON Gs e enviar mensagem pedindo a inscrição, observando que as ON Gs irão selecionar os casos mais ur-gentes. Patas Amigas: https://ww w.facebook.com/PatasAmigas Passos ou SOS Patas: https://www. facebook.com/sospatasmg

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segu-rança, conforme os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Dia especial hontem nos domíni-os da Santa Casa de Passos. Quan-do o vereador e presidente da edi-lidade passense, Alex Bueno, foi até lá para fazer a entrega do título de “Trabalhadora do Ano 2021”, em mãos, à enfermeira e gerente assistencial Cecília Anita Guima-rães Marques, colaboradora da Santa Casa há 35 anos…

…“Trabalhadora do Ano” edição 2021, Cecília Anita é natural de Dores do Indaiá; foi coordenadora do Hospital Fundação Itaú no começo dos anos 70 e iniciou sua trajetória na Santa Casa de Passos em 1978 como coordenadora do centro cirúrgico. Trabalhou no Ina mps, formou-se em Enfermagem em 1991; 6 anos depois tornava-se gerente assistencial da Santa Casa, função que exerce até hoje. Cecília foi professora e supervisora de es-tágio na outrora Faculdade de En-fermagem da outrora FESP…

…Na Santa Casa é também coor-denadora do curso técnico de En-fermagem. Possui vários cursos de especialização na área, em Educa-ção e Gestão Hospitalar. Cecília Anita é casada com Osvaldo Mar-ques, mãe de duas filhas, avó de quatro netos.
Uma variante aqui, uma nova ce-pa ali, um lockdown acolá, uma quarentena obrigatória…Para saber sobre as restrições de viagens para brasileiros no exterior ou obriga-ções atualizadas para uma viagem internacional, fale com a equipe Munditur: ela tem seu próximo destino, com toda a segurança – ou restrições – desses dias de pande-mia. A Munditur está na Rua San-to Antônio, 79. Ou dial 35/3521-6373. Ou [email protected] ditur.com.br Ou @munditur viagens


Não menos artista, não menos passense, Marilice Cosenza também foi “Emocionada e agradecida tomar a minha primeira dose da vacina contra a Covid-19 e chegar até aqui sem ter tido a doença, com saúde perfeita, depois de mais de um ano de sacrifício e privações. Mas sigamos NOS CUIDANDO! Obrigada, Senhor, por mais esta benção! vacina já. use mascara. cuide-se. viva o Sus!”, postou Marilice


O Bastidores Ezio Joele Filho sai dos bastidores e faz um side by side com Larissa Cristina Souza Firmino, durante um ensaio exclusivo – que será mensal para o site Observo. Dois dos cliques (by Afonsinho Simosono) deste ensaio poderão ser apreciados pela patuleia leitora da coluna Bastidores e na chamada de capa da edição dessa Pholha da Manhã


Em seu Instagram, Assim escreveu Selton Mello, pura emoção em tempo de vacinação acontecida no primeiro grupamento de bombeiro militar/humaitá, no rio/rj: “minha vez chegou Uma mistura complexa de sentimentos. A chance comovente de poder continuar na estrada e a desolação revoltante por aqueles que não tiveram a mesma oportunidade.

Fui de luto. Por mais de 500 mil brasileiros & os amores dos mais de 500 mil brasileiros. Meus sentimentos aos familiares que perderam alguém insubstituível. Vacine-se. Por você e pelo próximo.Vacine-se. Contra a Covid-19. Basta de demonstrações espetaculares de incompetência, que saia de cena toda forma de preconceito, o descaso, a desumanidade. Vacine-se. A favor da vida. A vacina não encerra o processo.

Máscara & cuidados redobrados continuam. Precisamos sair desse círculo vicioso. Precisamos inaugurar um círculo virtuoso. Viva a ciência & os profissionais da saúde! Sigo desejando um Brasil mais afetuoso, acolhedor, gentil nos sentimentos, empático, mais justo, elevado intelectual e espiritualmente. Sigo com fé & esperança!


Poly crepe? é um tecido encorpado com um caimento mais pesado e excelente elasticidade. Aproveite essa e outras calças selecionadas com 30% de desconto em até 6x sem juros no site e em todas as lojas Nova D. De 29/06 à 05/07. Aproveite! Na loja nova d, na avenida da moda. No WhatsApp ou no site! Vai perder?


Enfim, chegou o dia! Renatinho Ourives, para os íntimos, o ex-prefeito Carlos Renato Lima Reis – está vacinado e, consequentemente, pronto para outra…


Professor & Artista – como se todo professor também não fosse um artista –  o photographo José De Paula um dia se perguntou quão grande seria o universo das pequenas coisas. Os “pequeninos” têm tentado a resposta a De Paula. Agora mesmo, por exemplo, Será que também eles, os pequeninos, estão na busca de alguma vacina?