Cidadania Destaques

Semad realiza acordo com consórcios públicos para área de saneamento

Por Talita Souza/ Especial

6 de Maio de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Dez consórcios, formados por 239 municípios mineiros, formalizaram na última terça-feira, 4, termos de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) para a área de saneamento. O acordo tem por objetivo criar uma aproximação entre as partes, visando apoio técnico aos municípios consorciados. Nenhum município da região participou do acordo, que ocorreu durante o webinar “Desafios para a regionalização dos serviços de resíduos sólidos urbanos em Minas” promovido pela Semad.

De acordo com o agente de Desenvolvimento e assessor de Comunicação da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), Cléber Martins, a Ameg não pôde participar do acordo com a Semad por ainda não ser um consórcio público.

A Ameg está se transformando num consórcio público. Nós até temos essa demanda, esse objetivo de trabalhar com o saneamento básico em todas as linhas. Mas, para esse convênio, que foi assinado com a Semad, nós ainda não temos. Aqui, nessa região, o consórcio para saneamento que está mais avançado é o de Paraíso. Ainda temos algumas questões pendentes lá na Associação para essa transformação da entidade num consórcio público”, explicou.

Na região de Passos, há o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (Cidassp), que abrange nove municípios e visa trazer soluções para a área de saneamento básico. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso, Renan Jorge Preto, o consórcio “é focado na gestão de resíduos” e “traz soluções de imediato para alguns tipos [de resíduos]”.


Consórcios participantes do acordo com a Semad

As dez instituições são o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje, Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Entorno do Caparaó, Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi), Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cides), Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), Consórcio Regional de Saneamento Básico Central de Minas (Coresab), Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale) e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab).