Destaques Quinta Coluna

Murilo Clareto

Por Cesar Tadeu

23 de abril de 2021

A repórter Eliane Brum e o fotógrafo Lilo Clareto (ACERVO PESSOAL/reprodução/https://brasil.elpais.com/ )

Um dos 16 filhos de dona Geraldinha, mulher da roça que se alfabetizou aos 92 anos, e de seu Antonio, contador de histórias, Lilo nasceu Maurilo Clareto, aos 13 de abril de 1960. Aqui, in Passos. Tornou-se Lilo, apelido dado pela irmã caçula Inês. Ele sabia declamar de cor as 32 estrofes de ‘A Máquina do Mundo’, e costumava fazê-lo enquanto cruzava a rodovia transamazônica ou quando subia de voadeira os igarapés da bacia do Xingu. Aquelas terras, tão belas e ancestrais quanto ameaçadas e violentadas, se tornaram o lar de Lilo em 2017, quando deixou São Paulo e se mudou para Altamira, no Pará. Retratar a dignidade dos povos da floresta e os abusos cometidos contra eles em nome do progresso se tornou o eixo de seu trabalho e sua razão de viver.

…………..

Mas então veio março do segundo ano da pandemia no Brasil, e Lilo Clareto contraiu a Covid-19. Sem acesso a uma vaga de terapia intensiva na região, amigos de Lilo se mobilizaram para interná-lo em um hospital privado em São Paulo. Uma rede de solidariedade se mobilizou e organizou uma campanha para arrecadação de fundos que custeariam o tratamento do fotógrafo. Anteontem, 21 de abril, após mais de um mês de luta contra a doença, Lilo foi uma vítima de um país mergulhado em uma das maiores crises sanitárias de sua história e chefiado por um presidente negacionista.

……………….

Nosso Lilo, meu Lilo, virou árvore, virou rio, virou floresta. Virou luz e virou chuva. Virou vagalume, borboleta amarela na Terra do Meio. Lilo, meu Lilo, você é em mim e em todos que te amaram e que foram amados por ti. Você é em cada janela que abriu no mundo com sua câmera. Lilo, você é”, escreveu a repórter e colunista do EL PAÍS, Eliane Brum, uma das principais parceiras de trabalho de Lilo, em uma mensagem de despedida. ‘A causa direta da morte foi covid-19. Mas não foi o vírus que matou Lilo. Foi quem disseminou o vírus pelo Brasil (…). Eu te responsabilizo, Jair Messias Bolsonaro, por assassinato’, seguiu a escritora.” (para https://brasil.elpais.com/brasil/2021-04-21/lilo-clareto-os-olhos-do-mundo-na-amazonia-morre-de-covid-19-em-sao-paulo.html)


Express Press

A prorrogação é só por mais hoje, 23 de abril, quando serão encerradas as inscrições à quem se interessar possa pelo projeto “Parlamento Jovem Minas 2021” – desde que esse “interessado” seja estudante do Ensino Médio, para quem é voltado o “Parlamento Jovem Minas”. Para se inscrever o caminho é ligar para o 3521-9111 que atende na refrigerada Câmara Municipal de Passos, ou acessar o camarapassos.mg.gov.br O “Parlamento Jovem Minas 2021” é um projeto da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com a parceria a vereança de Passos.

Olha a Frente Parlamentar Covid-19 aííí, gente! Recém-criada pela edilidade a postos na refrigerada Câmara Municipal de Passos tal frente entra na avenida para acompanhar as políticas públicas e ações de combate à pandemia, salve, salve! Na comissão de frente a vereadora Gilmara Oliveira (PDT), o vereador Francisco Sena (Podemos) e o vereador Michael Silveira (Progressistas). Ao longo de sua evolução, cinco temas principais e seus respectivos quesitos serão trabalhados: a “Estrutura do sistema de saúde para enfrentamento da Covid”; “Assistência aos vulneráveis e recuperação das atividades econômicas”; “Ações de conscientização e fiscalização (fiscais e brigada)”; “Ações de vacinação, atuação dos PSF’s e aplicação de testes”, mais “Fiscalização dos gastos com o enfrentamento da Covid-19”…

…A criação desse bloco parlamentar se deu a partir da constatação da vereadora Gilmara, que percebeu não estar havendo uma harmonia de conjunto, com ações dispersas por parte da edilidade e seus figurantes agindo de forma isolada. Com a Frente criada, permitindo a participação de todos os integrantes da casa na evolução do trabalho, espera-se agora que as ações sejam coordenadas, fiscalizadas e, no final desse enredo, que vença o enfrentamento ao Covid-19 …para que dias mais felizes possam nascer nessa Ardeia foliã!

Resgatar. Repensar. Ressignifi car! A Castelatto Pisos e Revesti mentos está proporcionando uma verdadeira experiência em design em sua nova coleção Castelatto: o resgate de um tipo de acabamento tão significativo para os mineiros – agora com toda a contemporanei dade do Século XXI: a Castelatto repensou e ressignificou as pra lá de tradicionais paredes em adobe, pau-a-pique e afins em uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes desse admirável mundo novo. Como?!?..

…Castelatto é Ponto Bello Acaba mentos – a primeira butique de pi sos e revestimentos da região. Co nheça a coleção Castelatto 2021, na real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Enquanto isso e não muito longe daqui, ali pelos lados de Serrana/SP… Foi concluída a vacinação em massa da população adulta do município contra o novo coronavírus. Segundo dados do Instituto Butantan, 27.100 pessoas – ou 97,9% do público-alvo, que é toda a população com mais de 18 anos do município – receberam as duas doses da CoronaVac, o imunizante made in Butantan/Sinovac. De modos que Serrana se tornou a primeira cidade tupiniquim a ter toda a população imunizada contra a Covid-19 e o esforço agora vale como pesquisa clínica e com a finalidade de estudar os resultados de uma vacinação em massa em versão brasileira. Os serranenses serão acompanhados ao longo de um ano…

…Para quando maio vier, serão apresentados os resultados preliminares dessa experiência. Na cidade mais vacinada do país – na vizinhança com Ribeirão Preto …e de Araraquara! – o clima é de alívio com a passagem da pior fase da pandemia. Desde o final da vacinação, nenhum paciente estava intubado na Santa Casa e na UPA local, mas as autoridades de plantão já avisaram que ainda é cedo para atribuir esse alívio sanitário à vacinação, já que a imunização completa, completinha, só ocorre a partir de 15 dias depois da segunda dose…

…O que é fato em Serrana é que, em março, havia pacientes esperando por vaga de internação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Agora a fila está zerada. Há pacientes internados na Santa Casa local, mas os sintomas são leves ou moderados e os infectados chegam em número menor. No pico da primeira onda, eram 50 atendimentos por dia, em média, com suspeita de Covid-19. Os detalhes do ‘Projeto S’ – de “Serrana”, bugrada -, podem ser acompanhados pela internet no www.projeto-s.butantan.gov.br.

De modos que, tronchos de inveja do meio-vizinho paulista, resta-nos aquela histórica e mineiríssima frase: “vacina…quae sera tamen”.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Uma das principais e primeiras referências da produção de leite a pasto no Brasil, a Fazenda Santa Luzia – do Grupo Cabo Verde – comemora em grande estilo mais uma outra referência da fazenda: o seu “Leilão Santa Luzia”, neste ano de 2021, o “Leilão Santa Luzia – 20 anos”. Para celebrar este marco importante da história da Santa Luzia, o Grupo Cabo Verde preparou um leilão repleto de muitas surpresas e grandes oportunidades.150 vacas em início de lactação, 350 novilhas com prenhes de embrião e 100 bezerras especiais são algumas das atrações. Afinal são 20 anos de histórias, 20 anos de tradição, 20 anos de grandes emoções, 20 anos compartilhando a melhor genética Girolando para uma maior e melhor produção de leite. O “Leilão Santa Luzia – 20 anos” acontece amanhã e no domingo 24 e 25 de abril, nas terras da Fazenda Santa Luzia, com transmissão ao vivo pelo canal Terraviva.
Mas a festa começa hoje, quando, a partir das 20h30 rola uma sessão martelo virtual em tempo do Leilão de GIR Leiteiro da Fazenda São José do Can Can. O melhor da genética do GIR Leiteiro a sua disposição, também pelo canal Terraviva.

Para os amigos do Mangalarga Marchador – raça de cavalos 100% brasileira/mineira, de origem ali em Cruzília, no Sul das Geraes -, a Marcha Brasil Assessoria e Leilões lançou, oficialmente, o “Marcha e Viola”. Que vem a ser uma live semanal recheada com entrevistas e bate-papos com criadores, artistas e com um conteúdo voltado ao que realmente importa nessa prosa, a raça Mangalarga Marchador, oras! “Marcha e Viola” vai ao ar de segundas às quintas-feiras, sempre ás 20 horas, pelo Instagram da Marcha Brasil Assessoria…

…O lançamento do projeto “Marcha e Viola” pela a Marcha Brasil Assessoria e Leilões (leiam Marco Tulio Lemos), ocorrido hontem, teve a participação pra lá de especial do criador passense “Faxa Branca” – mais popularmente conhecido nos haras como Antônio Maia da Silveira. O endereço do Instagram?!? www.instagram.com/marchabrasilassessoria

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, confor-me os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A Saromcredi – do sistema Sicoob – oficializou hontem a doação de 23 bombas de infusão para a Santa Casa da Misericórdia de Passos, no valor total de R$ 100 mil, representados por um cheque simbólicona entrega dos equipamentos. A Santa Casa da Misericórdia de Passos é hospital referência no Sudoeste de Minas, recebendo e atendendo pacientes de mais de 55 cidades da região Sudoeste, entre elas São Roque de Minas – uma das sete cidades que compoem o circuito produtor do internacional Queijo Canastra. Cidades estas que fazem parte da área de atuação da Saromcredi.

João Carlos Leite, presidente da cooperativa, lembra que, somando, são mais de 22 mil cooperados nos municípios cuja Santa Casa é referência para atendimentos de média e alta complexidade. “A Saromcredi é a ponte, mas os verdadeiros benfeitores são esses cooperados. É a confiança deles na cooperativa que viabilizou esta doação. Quanto mais o cooperado fortalece seu relacionamento e negócios com a cooperativa, mais ela pode fazer pela comunidade. Esse é o verdadeiro sentido do cooperativismo: a união e a solidariedade”, disse Joãozinho.

Numa outra face dessa moeda multifacetada, na quarta-feira foi o amigo José Esteves Piantino – o professor Branco Piantino. Na se-mana passada, dois colegas de trabalho: o deputado Luiz Hum berto e o consultor da ALEMG Di ogo Neiva. Como gesto de carinho, respeito e admiração a essas três pessoas e as mais de 31.500 vítimas da Covid-19 em Minas Gerais, o estadual Cassio Soares fez uso da tribuna da Assembleia mineira, ontem, para render homenagem e também cobrar mais estruturas de saúde e de suporte ao atendimento nesse momento e para que a vaci nação aconteça de forma mais rá pida. “Espero que em breve te nhamos dias melhores”, disse Cássio.


Todas elas devidamente imunizadas, gente linguaruda! Niany Farjalla, Tianinha Calixto e Lucia Bacil se aglomeram em dia de Contágio de alegria. e amizade sincera – porque amizade sincera e doses de vacina é o que conta nesses dias de pandemonio. Ou pandemia…


O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA: Nathalia Vasconcellos e Diego Soares, enfim, esposo & esposa.


Um 360 graus pelas lentes & talento de Pietro Garibaldi, só para lembrar que o teatro Rotary de Passos – a casa da Trupe Ventania – Mesmo fechada, continua aberta. ARTE TAMBÉM CURA!


Um novo olhar! Completamente repaginada e modernizada, a manga bufante transmite ao look todo empoderamento que ele merece, fortalecendo a feminilidade. A blusa Vitória Devorê está com 30% de desconto em até 6x sem juros. Mas somente nesta semana: a nova d tem peças selecionadas especialmente pra você,
com 30% de desconto em até 6x sem juros! Compre pelo e-commerce, pelo WhatsApp ou, presencialmente na loja Nova d na avenida da moda


O produtor de leite e praticamente um porta-voz/mezzo relações públicas da fazenda Santa Luzia/grupo Cabo Verde, Maurício Coelho é também uma das peças centrais do “leilão santa luzia – 20 anos”, que acontece nestes 24 e 25 de abril, direto dA Fazenda Santa Luzia – uma das principais referências na produção de leite a pasto, bem-estar animal, práticas sustentáveis e na criação do gado girolando. Fazendo história!