Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

7 de abril de 2021

Padre Sandro Henrique Almeida dos Santos, o pároco da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos; padre Gledson Antônio Domingos, o pároco da Matriz São José e o padre Gentil Lopes de Campos, pároco da Matriz São Benedito, foram os solistas – quase que os “Três Tenores” – da música “Raízes” para o videoclipe “Mensagem de Páscoa ao Povo de Passos”…

…produzido por Renato Macota e não menos protagonizado por mais 10 párocos & padres da Ardeia. Viu não, meus filhos? Está nas redes sociais, no YouTube, no Instagram, Facebook e quetais das 9 paróquias da cidade, bombando. Assistam. É imperdível!

A propósito de paróquias, Páscoa e aleluias, no sábado, 3 de Abril de 2021, em tempo de vigília pascal, isolamento social, Missa da Ressurreição e quetais, a Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos completou 181 anos de sua criação. Sim, passenses, a Paróquia Matriz de Passos é 18 anos mais velha que a cidade de Passos.

“Ressignificar o Morar” tornou-se uma das questões mais importantes do modo de vida atual. É essencial compartilhar experiências, conceitos e inspiração para a criação de ambientes únicos e autênticos, em forma de pisos e revestimentos. “Ressignificar o Morar” é a proposta da nova coleção da Portinari. E Portinari é PontoBello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Mais um pouco a propósito da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos e datas queridas afins: também sem repiques mais fes-tivos de sinos e ladainhas por conta do Sábado Santo, o Carme-lo São José completou redondi-nhos 70 anos de sua criação. Senta que lá vem historinha:..

“Na simplicidade do meu co-ração alegre vos dei tudo aqui que tenho”. Assim como grandes ár-vores nascem de pequenas se-mentes, grandes obras são gera-das de pequenos gestos, sonhos discretos, mas com grande força interior…

A origem do Carmelo São José em Passos não fugiu à regra: an-tes de se tornar uma realidade concreta e atuante na Diocese de Guaxupé, ele foi um sonho no coração de uma jovem – Lucila – mais tarde a Irmã Maria Angéli-ca. Lucila Pádua de Mello e Sou-za – a Irmã Maria Angélica do Menino Jesus, nascida aos 29 de setembro de 1917 na vizinha ci-dade de Cássia -, após a morte de seus pais e sendo aluna do Co-légio Paulo Frassinetti (em SS Paraíso), das Irmãs Dorotéias, sonhou ser religiosa, fazendo-se Carmelita. Mas foi orientada a entrar na Congregação das Irmãs Dorotéias.

Entrou, porém o chamado ao Carmelo foi mais forte e, antes de emitir os votos definitivos, Lu-cila deixou a Congregação. Nos idos de 1949-1950, apresentou-se ao então Bispo de Guaxupé, Dom Hugo Bressane, que atendeu prontamente ao seu pedido e a pôs em contato com a Priora do Carmelo de Mogi das Cruzes (depois transferido para Apareci-da do Norte), pedindo as Irmãs necessárias para a fundação…

Aqui em Passos e antes da construção de sua atual sede, as Carmelitas ocuparam aquele prédio que compoe a parte antiga do Colégio Imaculada Conceição. Sempre ele! Por obras – literal-mente – do Monsenhor Messias Bragança deu-se a edificação do Carmelo São José de Passos, que agora celebra seu “Jubileu de Vinho” – 70 anos.

Para quem não se dá conta, a comunidade atual a bordo do Carmelo São José é formada pelas Irmã Maria Auxiliadora de São José, Irmã Tereza de Jesus, Irmã Marta Maria do Menino Jesus, Irmã Isabel da Cruz (transferên-cia provisória), Irmã Maria Wilza da Santíssima Trindade, Irmã Maria Elizabeth da Trindade, Ir-mã Maria Aparecida de Jesus, Irmã Gildete Maria do Espírito Santo, Irmã Janete do Espírito Santo, Irmã Maria Verônica da Santíssima Humanidade (atual-mente em licença), Irmã Maria Rosa de Jesus, Irmã Joana do Imaculado Coração de Maria, Ir-mã Gabriela do Sagrado Coração de Jesus, Irmã José Bueno (em transição ao Carmelo) e as aspi-rantes Larissa e Gloria Maria.

Ah, sim, uma, digamos, mundanidade (ou folclore, ou crença) a respeito de carmelos: diziam os mais antigos que cidades que abrigam um Carmelo são mais imunes às pestes e pragas quetais. Pelo sim, pelo não, bugrada, observem o dito…

…especialmente quando esti-verem diante de dados a respeito da Covid-19. Atentem, especifi-camente, para essa porção Sul do Estado das Minas Geraes: quan-do se toma as estatísticas de mortes por Covid em relação à população da cidade, reparem que sendo esta cidade de Passos a quarta maior da região (em população), ainda assim a Ardeia não figura na lista das 10 mais no que diz respeito ao número de mortos pelo novo coronavírus. Os mais antigos não eram afeitos a falsos testemunhos.

“O Carmelo São José de Passos celebra seus 70 anos e através de suas histórias, vemos como Deus é gratuito em Seu Ministério de amor infinito para conosco e com Sua vontade que se cumpre pelos meios misteriosos a nossos olhos. Também nos sentimos com uma maior necessidade de dizer nossa gratidão a Ele e a todas as pessoas que foram seus instrumentos para nos ajudar neste muitos anos de caminhada. Deus seja louvado por esta maravilhosa obra de amor que é o Carmelo São José e recompense todos os que nos fazem o bem. Amém”, escrevem as Carmelitanas. Mas nós aqui de fora daqueles muros é quem dizemos “amém” às Carmelitas do septuagenário Carmelo São José em Passos.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Abril é o mês de estreia da Telemedicina na Santa Casa de Misericórdia de Passos, em parceria com a Spectator Health care Technology. A ideia é dina-mizar o acesso da região ao aten-dimento hospitalar em tempos de isolamento por conta da pande-mia. O telemedicina é uma das alternativas para que se prossiga com as consultas médicas. Os procedimentos para implemen-tação do serviço estão em anda-mento para que tudo possa funci-onar até o final do mês.

Num primeiro momento o Hospital Regional do Câncer de Passos – a unidade oncológica da Santa Casa – é quem vai inaugu-rar o serviço de tecnologia para telessaúde, com foco na prestação de serviços remotos de Atenção Básica. Mais em seguida rola a implantação da teleconsulta em outras unidades, como a Materno Infantil, a Unidade Cardiovascu lar, as Unidade Oftalmológica e Urgência e Emergência. Tudo implantado, a previsão é que sejam realizadas 1650 consultas por mês remotamente.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tra-tamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agenda-mentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Todo movimento conta! Pandemia sim, sedentarismo não! O Mais Educa Eventos, em parceria com o Centro de Apti dão Física de São Caetano do Sul – o Celafiscs – traz para Passos o Projeto “Agita Passos”. Com o objetivo de combater o sedenta rismo, promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa, através de 12 chama das de ação do “Manifesto Inter nacional para Promoção da Ativi dade Física no Pós-Covid19” pa ra toda a população. O projeto teve início oficial hontem, em centenas de cidades no Brasil e outros países, como uma come moração ao Dia Internacional da Atividade Física.

Por aqui, as ações virtuais e presenciais do “Agita Passos” terão a duração de 8 meses. Inici almente serão concentradas no canal Mais Educa Eventos do YouTube, com a participação da Academia Club21, APAE de Passos, Brazuka Sports, CPN, Equilíbrio Academia, Kids Academia, Life Fitness Center, Performance Academia…
…Power House Pilates, do professor Jean Lucas Rosa, Raia Viva Natação e Hidroginástica, Studio Novos Hábitos e Studio Tech Sports. Para saber mais sobre o projeto, hiperativos & sedentários podem acompanhar a movimentação toda pelas redes sociais dos participantes.

Ah, sim: o Projeto “Agita Pas sos” também conta com o apoio IFSuldeminas-Passos

Para o próximo sábado 10, a Comunidade Terapêutica Sagra da Família poe no forno – crepi tando na rua Georgia 370, no Eldorado – suas bem recheadas “Pizzas Beneficentes”. No sis-tema de entrega drive-thru, ao custo de R$ 25,00 cada pizza. Com toda a renda a ser destinada às obras da instituição, que man-tem 40 dependentes químicos masculinos internados…

Enquanto isso, na Fazenda Sa-grada Família, a construção da ala feminina vai a todo vapor e a inauguração – com todos os raios & tempestades dos tempos atuais – está prevista para o final deste 2021.


Amanhecer é uma lição do universo, Que nos ensina que é preciso renascer: O novo amanhece.
E quanto mais a luz vai invadindo a Terra, O que a noite não revela, o dia mostra pra mim…

…diz a letra da música “raízes”, de renato teixeira (letra e música). no final de semana de dias santos, lockdown caipira, um novo-velho virus lá fora e dias de nenhuma normalidade, a música de renato teixeira ganhou um arranjo local de rodrigo rocha…imagens de drone feitas por danilo queiroz


ULTRA, cool, violet, chic!!! Novas peças da coleção #ultra, da nova d, já estão disponíveis na e-store nova d! e no WhatApp da sua loja favorita, com direito a fashion film e a Atendimento on-line.


E, em captação & edição impecáveis de Renato Macota, “Raízes”, por aqui, se transformou em uma “mensagem de páscoa ao povo de passos”. Protagonizada pelos nove párocos da cidade, mais padre Luisinho, padre Valdeci e padre adriano, do educandário. com direito a mensagem de crença e esperança em tempos melhores, pelo agora emérito
padre Luiz Gonzaga lemos. Bombou geral! O clipe com 5min40 de duração é mais uma produção irrepreensível de renato macota e veio como um grande presente – espiritual – de páscoa para os católicos ou não-católicos da ardeia.

…Amanhecer é uma lição do universo/
Que nos ensina que é preciso renascer/
O novo amanhece, o novo amanhece