Destaques Geral

3º caso de covid-19 é confirmado em Itaú de Minas

Por Nathália Araújo / Redação

13 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

ITAÚ DE MINAS – Esta semana, mais dois pacientes testaram positivo para o novo coronavírus, em Itaú de Minas. Trata-se de um homem, que já estava em isolamento por conta dos sintomas, e uma mulher, totalmente assintomática, que é casada com o viajante que foi diagnosticado como o primeiro caso da cidade.

O homem, teve seu quadro clínico notificado como o segundo caso de infecção por covid-19 no município e, assim como o primeiro paciente, também trabalha como caminhoneiro e havia viajado até Mossoró, RN.

A secretária de saúde, Alessandra Maria da Fonseca, esclareceu sobre o assunto. “Os sintomas começaram no dia 30 e testamos ele na segunda-feira, 11, sendo o décimo primeiro dia em que os sintomas apareceram. Ele precisou de internação e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de Passos, onde permaneceu por dois dias até a alta. O paciente ainda deve permanecer por 14 dias em isolamento”, explicou.

A mulher, 34 anos, foi registrada como a terceira pessoa contaminada pelo coronavírus. “Ela não apresentava nenhum tipo de sintoma, o que até então, era inédito aqui em Itaú, então esperamos o prazo de uma semana para fazer o seu teste, que foi realizado na última terça-feira, 12, e deu resultado positivo”, destacou Alessandra.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a prefeitura pediu para que as pessoas que tiveram contato com os casos positivos também passassem pelo exame. “Iniciamos a testagem até com os que não apresentavam sintomas e, deste modo, identificamos mais um caso. Seguindo o protocolo, 26 pessoas foram colocadas em isolamento e também serão testadas quando completarem dez dias do contato com os infectados, que será em 20 de maio”, informou a secretária.

A profissional também enfatizou sobre a importância de realizar os procedimentos com as pessoas que podem ser assintomáticas, para evitar a disseminação do vírus. “A medida de testar os mais próximos daqueles que apresentaram casos positivos foi tomada em países que já enfrentaram este problema, como é o caso da Coreia do Sul. Além de controlar os focos, evita a subnotificação”, declarou.

Fonseca finalizou pedindo para que a população atente-se as medidas exigidas pela Organização Mundial de Saúde, a OMS. “Isolamento social, lavagem das mãos ou usar álcool gel, usar a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, usar máscara e higienizá-la de forma correta. Ainda, não tocar os olhos, nariz ou boca, ficar em casa, manter distanciamento de dois metros entre as pessoas e se isolar dos que apresentarem sintomas gripais”, orientou.

De acordo com Secretaria de Saúde, pacientes que estão em isolamento devem assinar um termo de responsabilidade, no qual se responsabilizam por si, suas famílias e pela saúde pública. O descumprimento das medidas de isolamento e quarentena, previstas na Portaria 356, de 11 de março de 2020, que é a medida que regulamenta a lei 13.979/20, acarretará a responsabilização do paciente nos termos previstos em lei.

Quem é colocado de isolamento e não obedece a quarentena pode ser preso e responde criminalmente por isso.

Passos tem sete confirmações de coronavírus

PASSOS – Em Passos, segundo informações divulgadas pela Prefeitura, o número de casos positivos de infecção por coronavírus chegou a sete nesta quarta-feira. Até a última sexta-feira, 8, o município havia registrado apenas um caso confirmado. De acordo com a Prefeitura, dos sete casos que tiveram a infecção detectada por meio de testes, quatro pacientes já estão recuperados, dois estão hospitalizados e um está em isolamento domiciliar. Outros sete pacientes aguardam resultados de testes e 56 pessoas com sintomas da doença estão em isolamento. No município, 513 casos suspeitos já saíram do período de isolamento.

Segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a região possuía, até a última terça-feira, quatro óbitos, 21 casos confirmados e 1.538 suspeitas de infecção pelo novo coronavírus. Os municípios com maior número de registros são Passos (500), Paraíso (315), Piumhi (101), Alpinópolis (76), Cássia (69), Ibiraci (67), Itaú (63), Monte Santo de Minas (60), São Tomás de Aquino (59), Carmo do Rio Claro (40), Delfinópolis (39), Pratápolis (35), Capitólio (28) e São Roque de Minas (28) de São Roque de Minas.

De acordo com a secretaria, Passos, com sete casos confirmados, lidera o número de confirmações de infecção por coronavírus na região, seguido por Paraíso (5), Itaú (3), Piumhi (1), Alpinópolis (1), São Tomás de Aquino (1), Guapé (1), Guaranésia (1) e Ilicínea (1).