Destaques Quinta Coluna

300

2 de dezembro de 2020

O dia era um 2 de dezembro de 1720. Naquele dia, separada da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, que integrava desde 1709, data em que o governo português a retirou da Capitania do Rio de Janeiro era criada a Capitania de Minas do Ouro, com autonomia administrativa e governo local.

***

O território que hoje é Minas Gerais, bugrada, era antes chamado de Cataguás, por ser habitado por indígenas desta etnia – também conhecidos como Cataguases. Os Cataguás eram guerreiros destemidos e estavam presentes em praticamente todos os cantos do território que viria a ser o que é hoje a nossa Minas Gerais – a ponto da região ser conhecida como “País dos Cataguás”, ou “Campos Gerais dos Cataguases” – denominação que só desapareceu depois de criada a Capitania de Minas Geraes (com “E” mesmo).

***

Minas. Gerais. Desde sempre, por conta da enorme variedade de minas dos mais diversos metais, encontradas na vastidão do que é o atual território mineiro. Mas “mineiro”, só bem depois. Para os nascidos nas Minas Geraes do Brasil Colônia, o primeiro gentílico era “Geralista”e não “Mineiro”. A propósito, depois de 1720 a graphia do nome da capitania passou a ser Minas Gerais, agora com “I”. Mas o gentílico continuou sendo “geralista”.

***

…lembrando aos incautos que “gentílico” vem a ser – no caso – um adjetivo pátrio; uma classe de palavras que designam um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência; um grupo a parte de adjetivos derivados de substantivos relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, cidades, aldeias, vilas e povoados (mas “gentílico” também pode ser de gentio; pagão, idólatra; ou de indígena; não civilizado, selvagem, bárbaro… mas aí é outra história).

***

De volta às Geraes de 1720, nessa época Minas vivia o auge do Ciclo do Ouro e praticamente todo habitante da capitania trabalhava na exploração …de minas, uai! – minas de ouro, de ferro, de prata, bauxita, manganês, estanho, minas de níquel, esmeraldas, diamantes, calcário, quartzo. Nióbio eles não exploravam na ocasião porque não sabiam onde/como usar aquilo. Urânio também não. Daí que, quem trabalhava nas minas era chamado de mineiro.

De modos que naquele tempo, bastava perguntar para qualquer passante: cêéoquê? A resposta era na hora: sô mineiro! Ninguém era geralista. Mineiros, desde sempre. Por esse motivo (dizem que também pra não contrariar o povo; há pelo menos 300 anos, é mais prudente não contrariar esse povo das minas) ficou combinado de mudar o gentílico “geralista” para “mineiro”. Bão também!

***

Ainda não tinha o “uai” pra emendar na resposta, já que a expressão “uai” se popularizou e se arraigou na prosa mineira só mais tarde, no século 19. Mas esse é mais um outro causo a ser contado de um povo e seu Estado. Tricentenário, hoje. De preciosidades gerais, de minas, geraes, desde sempre!
Como escreveu um grande mineiro (“grande mineiro” é quase um pleonasmo, nos desculpem os não mineiros!): “Minas são muitas”. Viva Minas!


Express Press

Maria da Penha Peinha Mattar e Sandra Kallas Piantino dão tratos finais de acabamento na mais nova/novíssima franquia da cada dia mais open mall Avenida da Moda: Peinha & Sandra são as sócias da loja da Trifil – de moda íntima feminina, masculina e infantil, meias femininas e masculinas, moda fitness da Mormai, máscaras faciais (afinal, o ano é 2020 – ô! ano) etc, etc, etc…

…a Trifil in Passos está ancorada no #2970 da Avenida da Moda, ao lado da Serafine, pertinho da loja da CVC, dos fast food da Subway, da lo ja da Arezzo e do Club Melissa, da Hering Store, entre não menos con-ceituadas lojas de Passos. Semana que vem a feérica Avenida da Moda deverá ganhar a loja do Burger King.

O primeiro lote para o bota-fora 2020 – ufa!, já está totalmente sold out, esgotado. Terra Boa Condomí-nio Hípico e Santa Fé Buffet & E-ventos agora põem na praça o se-gundo lote de convites para seu Re-veillon 20/21: o Reveillon no Haras. Das 23h30 ás 6h, com buffet comple-to, ilha de frios, comida japonesa, whisky, champanhe, cerveja Puro Malte, água, refri, coqueteis, fogos de artifício e, pra animar a festa, o Bloco da Massa, Rodrigo & Rafael, DJ Dion Dion e os Saudade Da Zona. Convites cada vez mais limitados, foliões!

Visual rústico que encanta pela leveza – e pela beleza das peças. Essa é a assinatura da Coleção Pietra Di Savoie, que traduz a sua sensibilidade em cada peça, como a Pietra Di Savoie Gr Act, 100cm x 100cm. Uma produção exclusiva da Cerâmica Portinari para suas lojas Concept/Diamond – como é o caso da Ponto Bello Acabamentos. A primeira butique de pisos e revestimentos do Sul de Minas está na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti – a menos de 100 metros da poderosa Avenida da Moda.

O professor e mestre Olney Bruno da Silveira Jr vê finalizada mais uma turma.Dessa vez, a Turma do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela PUC Minas/Unidade São Gabriel, em Beagá. Onde, on line, Olney Jr dividiu seu know howacerca de consultoria interna e externa em Gestão de Pessoas.

Por aqui, pelos lados da Santa Casa de Misericórdia de Passos está rolando Processo Seletivo para vaga de Enfermeiro(a) do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); como pré-requisitos exige-se graduação em Enfermagem e pós-graduação em Controle de Infecção Hospitalar. Como descrição das atividades: habilidades em comunicação, educação, visão crítica, análise de custo benefício, capacidade de manter foco na segurança do paciente e melhoria contínua.Vagas disponíveis também para PCD. O cadastro do currículo deverá ser realizado através do site www.scmp.org.br, na aba Trabalhe Conosco; selecionar o cargo de Enfermeiro (a) da SCIH. Mais info pelo www.scmp.org.br ou pelo 35/3529-1300.

A propósito da Santa Casa de Misericórdia de Passos e do seu Hospital Regional do Câncer, no domingo passado teve leilão pró HRC em Capitólio. Entre as prendas apregoadas estava lá um violão autografado pelo cantor e compositor Eduardo Costa.

Para semana que vem a Família Silveira Coelho convida para um big leilão de prenheses das melhores doadoras de Gir Leiteiro da atualidade, em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos e também comemorando juntos os 89 anos de vida do patriarca José Coelho Vitor. No 12 de dezembro, na Fazenda Santa Luzia, em Passos.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Em reunião com o provedor da Santa Casa de Passos, Vivaldo Soares Neto, mais o prefeito Renatinho Ourives, com o secretário de Saúde Evandro Bogo, o controlador Marcelo Vasconcelos e o procurador geral do município Fernando Abreu, foi assinado convênio de repasse de verba para o tratamento da Covid-19 no âmbito hospitalar. Ao todo serão R$ 500 mil destinados à instituição, para custear pacientes encaminhados, através de pedido médico, caso a caso, pela UPA, com o devido registro técnico e justificativa…

…A Santa Casa e a Secretaria de Saúde deverão prestar contas, mensalmente, dos dispêndios efetuados, junto da Controladoria Geral do município. A validade do convênio é de 12 meses.

Já na área da Faculdade Atenas Passos, tudo o que você sempre quis saber sobre Medicina! Um momento decisivo para quem está escolhendo seu curso superior e a instituição de ensino. A coordenadora do curso de Medicina, doutora Lucélia Caputo, capitanea uma transmissão ao vivo para falar sobre a carreira médica e também sobre a metodologia de ensino da da Faculdade Atenas Passos, sua infraestrutura de laboratórios, programa de iniciação científica, cenários de prática profissional e inserção. Amanhã, ás 19h, pelo @atenas.passos

VerãoSangueAzul #sangue azul #verão #dudalina #richards #bea gle #vrcollezioni #dtajeans #ser gio’s #highstil #sangueazulhomem #avenidadamoda

O Futsal Feminino Passos acaba de por mais uma taça na prateleira: a Copa Passos de Futsal Feminino Sub 20, realizada no final de semana. O técnico campeão Vicente Campeiz sauda a torcida e agradece os patrocinadores do time: Pontual Contábil, Supermercado das Nações, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Educação/Zinete Guimarães, TV Ind Sol, Colégio Imaculada Conceição e StarKeeper Luvas, pelos apoios recebidos.

MusiCIC Live Show – que vem a ser dos mais tradicionais eventos do Colégio Imaculada Conceição, ganha sua edição 2020 em versão digital. Amanhã, ás 19h30min, ao vivo no canal CIC no YouTube.


A chef Roberta Martins assinou os quitutes e acepipes maravilhosos, devidamente harmonizados para serem servidos com todos os vinhos produzidos na Quinta dos Camargo, de alexandre camargo. O auê de inauguração da Adega Quinta dos Camargo rolou no último sábado de novembro em terras do município de
Fortaleza de Minas

Claudio mattar/Glenia, na pista da cidade dos canyons, encontram o casal Torben Grael/Andrea. Dia desses, ás margens PLÁCIDAS do lago de furnas…

O Juiz da Vara de Família e Sucessões no Forum da Comarca de Passos, RICARDO BASTOS, NO PAPEL DE ESCRITOR, pilota manhã de autógrafos de seu mais recente livro “O Céu de Pipas” (ACIMA). A PRIMA OLGA Bastos E O PREFEITO CARLOS RENATO LIMA REIS FIZERAM RASANTE na Fazendinha do Reino da Lua, na unidade infantil do Colégio São Francisco/COC, EM SÁBADO PASSADO ENTRE CÉU DE PIPAS

“FEELINGS” – O ESPÍRITO DA NATAL E DAS FESTAS DE FINAL DE ANO JÁ TOMOU CONTA DA nova d, EM SUA LOJA MATRIZ NA AVENIDA DA MODA. Entre no clima!

A Copa Passos de Futsal Feminino sub 20 reuniu equipes de Varginha, São sebastião do paraiso, São Carlos/Sp e, de passos, a equipe Instituto Dona Oilda/Grupo Cabo Verde/Prefeitura de Passos. com o técnico campeão mundial de futsal feminino vicente campeiz à frente, a história não poderia ser muito diferente do que aconteceu: o Futsal Feminino sub 20 do Instituto Dona Oilda/Grupo Cabo Verde/Prefeitura de Passos sagrou-se campeão desse torneio, realizado aqui n’ardeia, no final de semana passado