Cidadania Destaques

26º feijoada do Hospital do Câncer contará com live e drive thru

Por Nathália Araújo / Redação

4 de junho de 2020

O evento é organizado pela equipe de colaboradores e recebe mais de duas mil pessoas. / Foto: Divulgação

PASSOS – Tradicionalmente, a equipe de colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Passos e do Hospital Regional do Câncer (HRC) se une para realizar a Feijoada Solidária, que este ano chega a sua 26ª edição. Oferecendo um dos pratos mais amados pelos brasileiros, este ano, o evento contará com um drive thru para a entrega das marmitas. Ao mesmo tempo, acontecerá um leilão beneficente e shows de artistas locais serão transmitidos em transmissões ao vivo pela internet.

A festa, que costumava acontecer no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos, mudou o seu formato por conta das medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, no entanto, assim como foi nas edições mais recentes, estima-se que cerca de 2.500 pessoas adquiram os ingressos e prestigiem as apresentações. O dinheiro arrecadado com as vendas será destinado, exclusivamente, ao HRC, que atende mais de 150 mil pacientes por ano.

O responsável pelas relações institucionais do hospital, Paulo César Borges, explicou que a mudança no formato do evento foi necessária para que o mesmo pudesse acontecer, já que 18 ações foram canceladas ou suspensas desde o início do período de isolamento social e, com isso, houve uma diminuição significativa nos valores repassados a instituição.

Segundo Paulo, todos os colaboradores, que são os responsáveis pela organização do evento, estão empenhados na busca de soluções que cubram os gastos da casa de saúde.

Apostamos nessa atitude, porque acreditamos que juntos somos capazes de conscientizar a todos sobre nossas necessidades e que precisamos de um pacto solidário com o povo do nosso município. Aqui, os pacientes recebem desde tratamentos, até cestas básicas. Para que tudo continue acontecendo, precisamos nos reinventar”, informou.

Daniel Porto Soares, superintendente geral da instituição, conta que desde o primeiro ano em que o evento aconteceu, faz parte da equipe responsável pela cozinha e revela como surgiu a ideia.

Inicialmente, nos reunimos para uma confraternização e escolhemos a feijoada como prato principal, mas a população tomou conhecimento e, pouco tempo depois, se tornou uma forma de levantar fundos para contribuir com os gastos do hospital. Hoje em dia, se tornou parte do calendário do nosso calendário de eventos”, disse.

Para destacar sobre a importância das vendas, o superintendente ressalta que a mobilização da comunidade é fundamental para que a instituição consiga bater sua meta e, deste modo, dê continuidade ao cronograma de atividades anuais.

As coisas estão diferentes em todos os aspectos e, com a nossa festa, também será assim; mas nossa intenção é transmitir a mesma alegria de sempre. Com a união da nossa comunidade, que nunca nos deixou na mão, vamos superar mais um desafio e continuar oferecendo nossos serviços as pessoas de toda a região”, enfatizou.

Todos os ingredientes do prato são adquiridos por meio de doações, as quais o setor de captação de recursos já começou a receber e qualquer pessoa pode colaborar. Cada marmita serve até duas pessoas e conta com feijoada, arroz, couve e farofa e, ainda, acompanha dois doces produzidos em Carmo do Rio Claro. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos na loja Anima Vida, no aplicativo NaHora, com os colaboradores autorizados ou pelos telefones (35) 3522-6169 e (35) 3523-1440.

Mesa rústica será leiloada no evento

PASSOS – Completando as ações solidárias que acontecem neste dia, uma mesa rústica de 14 lugares será leiloada pela internet, durante a transmissão das apresentações musicais, e todo o valor arrecadado também será destinado ao Hospital Regional do Câncer (HRC). O móvel, produzido em madeira de demolição, foi doado por um empresário passense e o lance inicial será de R$5,6 mil.

A supervisora do setor de captação de recursos do HRC, Elidiane Rodrigues de Lima, explica que tudo o que o hospital oferece aos pacientes é adquirido por meio de doações e destaca sobre a importância das ações beneficentes.

Além da grande diminuição financeira que tivemos por conta do cancelamento dos eventos, nossos gastos também aumentaram muito, principalmente com álcool em gel e máscaras, que gastamos cerca de 1200 por dia. A população nunca nos abandonou e acreditamos que este é um momento que pede ainda mais união”, afirmou.

Elidiane ainda reforça que o leilão faz parte de uma ação fundamental para contribuir com gastos da instituição.

Aqui somos uma família que luta para vencer as dificuldades encontradas, sempre com amor e carinho com todos os pacientes. A doação da mesa foi muito importante para nós, e quem der o lance final, receberá uma mesa maravilhosa, que vem de uma causa mais do que especial e, por isso, nossa expectativa é a melhor possível”, finalizou.

O endereço eletrônico do grupo para o leilão será disponibilizado na live musical, que será transmitida no dia 21, pela página da instituição, na plataforma do Facebook, entre às 11 horas e 15 horas. Além desta ação, o projeto Casa Amor também está em andamento e o mesmo vai sortear uma casa aos que comprarem o bônus de contribuição com o hospital.