Destaques Quinta Coluna

20-DOISMIL-20

1 de julho de 2020

Será 2020 – num futuro nem tão distante assim -, conhecido como “o ano que não existiu”? Ou o “ano que não acabou”??? Mas 2020 chegou a começar? considerando que no Brasil o ano novo só começa depois do Carnaval.

***

Saiba, bugrada, que enquanto a geral se perde em avaliações acerca desse 2020 – ô! ano – o ano de 2020 acaba de chegar em sua exata metadesinha: até hontem, foram transcorridos 183 dias de seus 366 dias, posto que 2020 é bissexto. O que significa que, de hoje até 31 de dezembro de 2020 serão outros exatos 183 dias.

Assim sendo e considerando que se você está lendo essa bobagem, você é um sobrevivente de tudo que já, não acontecendo, aconteceu na primeira metade de 2020. Se considerar também que o mencionado ano nem começou, então: “Feliz Ano Novo”- vai começar o que, cronologicamente (ainda) resta para esse ano.

***

Num exercício de uma nova modalidade de pré visão – a pretérito-futurologia – esta quintacoluna volta á sua edição publicada no dia 1º de Janeiro de 2020, carregadinha de previsões para o ano quer estava estreando e (re)vê o que astros, estrelas, cartas, baralhos, horóscopos, videntes & previdentes anunciavam para o ano. Acreditem, estava tudo escrito. O que não estava escrito era como interpretar as escritas. À elas:

…“2020 chegou parecendo um ano cheio de superstições para alguns, já que tem o número 20 replicado. Ano, segundo a Numerologia, regido pelo número 4 … o que pede que tenhamos mais paciência, dar uma desacelerada.Porque o número 4 tem essa característica: a paciência. O 4 chega para testar nossas forças internas e externas”.

***

Está lá escrito que precisaríamos de trabalhar nossa determinação com muita sabedoria e que só é possível insistir nas coisas até um determinado ponto. O que nem sempre flui, talvez não tenha a a-provação do universo para acontecer. Mas que as “novas oportunida-des são positivas e é preciso manter a organização em todas as áreas da vida para que nada saia dos trilhos.

***

Mais ainda, segundo a Numero-logia:

O número 2 tem a energia das parcerias, da troca de experiências e, repetido, revela ainda mais a necessidade de saber trabalhar em grupo, de ser um bom líder e saber formar boas parcerias; enquanto que o número 0 proporciona o contato mais estreito com a espiritualidade e, em 2020, temos dois 2, dois 0! A recomendação da Numerolo-gia era ‘se aprofundar na sua espiri-tualidade’. 2020 é um ano de núme-ros pares, naturalmente mais lentos e ideais para criar alicerces e bases sólidas. Pessoas que não forem flexíveis encontrarão dificuldades neste processo. Ano de oportunida-des e experiências únicas. E da ne-cessidade de usar a diplomacia, a consciência, a tolerância, a compai-xão e a adaptabilidade. Seja persis-tente. Somente trabalho duro pro-duzirá bons resultados. E não ignore a saúde…

A dica dos Números: limpe tu-do que não serve mais, faça uma limpeza mental e física. Se apegue apenas no que te serve e se empodere” .

***

Escrito nos Astros

…está que “tendo o Sol como regente, os 366 dias de 2020 – o ano é bissexto, patuleia! – prometem uma energia astrológica voltada a si próprio, à busca e valorização da singularidade. Desde 2017 o plano astral está vivendo sob o ciclo de 36 anos de Saturno, o que propicia uma energia favorável a planos e crescimento a longo prazo, pede uma dose de prudência e cautela na vida e traz um humor mais sério. É um tempo de construção, em que é preciso dar um passo de cada vez. Dentro desse grande ciclo de 36 anos, existe a regência de cada ano. Por exemplo, dentro do ciclo de Saturno, Júpiter foi o regente em 2018. Em 2019, Marte, um planeta que favoreceu muitas brigas.

Em 2020, o Sol é o elemento da vez. Como regente do ano, dentro do ciclo de Saturno, despertará em todos uma vontade de ‘honrar a nós mesmos’ e de exercitar a individualidade. Mas com cautela. O Sol fala de brilho, liderança.” “Uma rara conjunção no céu, vai provocar o que está sendo chamado de ‘A Grande Mutação”.

A Astrologia trabalha com dez astros que se encontram dentro do Sistema Solar. O Sol, a Lua e os planetas Mercúrio, Vênus e Marte são os chamados planetas pessoais (mesmo o Sol e a Lua não sendo planetas, cientificamente falando), pois carregam atributos ligados ao caráter, à emoção, a mente, aos afetos e ação. Nesse contexto, Júpiter e Saturno são os planetas sociais, representando o Homem inserido na sociedade, sua expansão, fortuna, suas regras e desafios. Em 21 de dezembro de 2020, acontecerá o alinhamento de Júpiter com Saturno no signo de Aquário. A conjunção planetária marcará o início do ciclo Júpiter-Saturno, que só terá fim daqui a 20 anos, ou seja, em 2040, quando os planetas voltarem a se encontrar novamente – eis a “Grande Mutação”.

***

Desde 1842, os alinhamentos entre Júpiter e Saturno aconteceram em signos do elemento Terra. Em dezembro de 2020, isso vai mudar, afinal, Aquário é do elemento Ar. Durante ciclos regidos por signos de Terra a visão de mundo é mais materialista. Com a chegada de um período regido pelo elemento Ar, o foco é no social, nos relacionamentos e na valorização das ideias e do intelecto”. Está lá escrito que “A entrada de Júpiter em Capricórnio cobrará os abusos de 2019. Júpiter, Saturno e Plutão no signo de Capricórnio – a partir de 20 de março – traz reestruturações políticas, econômicas e sociais”.

A boa notícia é que Netuno estará em Peixes, signo ligado a espiritualidade, o que contribui para que as pessoas lidem melhor com isso. Responsabilidade e disciplina serão imprescindíveis neste 2020, pois o que plantarmos será a colheita de… 2022 e 2023.

Sim, crentes, é isto mesmo: os astros avisam que colheita, colheita mesmo, só em 2022 e 2023.
Será que vai ter Auxílio Emergencial valendo para atravessar 2021?

***

O que vê o Oráculo

Oraculistas de olho em 2020, o ano do Sol, alertavam para o ano que “poderá em alguns momentos iluminar – e também queimar… como o Astro Rei.

Segundo eles 2020 um ano “para finalizar as coisas que estão encaminhadas, organizar a vida e deixar claro quais são os desejos e objetivos, para realizá-los.”

No Baralho Cigano, o ano também é “regido pela carta 4, das realizações. Mas por tratar-se de um ano de concretização, chega a hora da colheita e cada um terá aquilo que foi cultivado”. 2020 será um ano cercado por grandes acontecimentos.

Videntes, por exeemplo, viram que Bolsonaro sofrerá com as investigações do caso Marielle, prejudicando o término do seu mandato.

***

Pergunte ao Tarô

Numa relação numerológica com o já sabido regente número 4, a carta 4 no Tarô é O Imperador. Mas ela não vem sozinha. Ao se buscar novamente o 4 entre as cartas, aparece A Morte, que é número 13 (da soma de 1+3 =4). A Morte é um arcano que pode assustar em um primeiro momento, mas é necessário; no caso, A Morte chega com a promessa de grandes renascimentos e transformações”. Ah, bom!

***

2019 foi regido pelo Pendurado, o arcano 12, que trouxe os desafios de sair do comodismo, de desapegar e de nos abrirmos para o novo. Mas, daí, como desapegar de coisas boas? Oras, entendendo que isso é o que abre portas para grandes revoluções (o personagem da carta está pendurado pelos pés e não demonstra nenhum esforço de sair dessa posição). 2020, com a figura do Imperador, vem regido por uma força de comando e de poder. Um ano de decisões.

O Imperador representa tudo aquilo que se quer: o poder de decisão, o pulso firme para comandá-la e a sabedoria para prosperar. Mas ele também é uma figura que para conquistar tudo isso mata se for preciso.”

***

O Imperador e A Morte, os arquétipos luz e sombra. As duas cartas do Tarô para o ano de 2020, de certa maneira, são também o arquétipo do fim e do recomeço”. Estava lá, nos desenhos das cartas do Tarô!

Assim sendo, O Imperador abre as portas e fala: vem comigo!Já A Morte é um portal, uma transformação. Não se está falando do desencarne, de morrer fisicamente. Está se falando de transformações profundas, a morte de algumas coisas que já estão ultrapassadas, para nós e para o mundo. Após todas as transformações que o arquétipo da Morte traz, estaremos prontos para vivenciar A Temperança, o arcano que há de reger o ano de …2021”. Mas só em 2021?!?

***

Para atravessar 2020 o Tarô recomendava, desde 1º de Janeiro, “mais paciência para vivenciar os ciclos como eles são”. O caminho pode ser difícil, mas há esperança em cada passo.

***

Pelo Horóscopo Chinês,

…2020 será o Ano do Rato – o que não rói! “Enquanto no zodíaco oci-dental os ciclos são divididos em 12 meses (cada um regido por um signo diferente), o Horóscopo Chinês pos-sui ciclos de 12 anos, cada um regido por um signo, representado por um animal.

2020 será o “Ano do Rato” em ciclo iniciado no dia 25 de janeiro 2020, para só terminar aos 11 de fevereiro de 2021. Não qualquer rato: agora é a vez do “Rato de Metal” (que apareceu pela última vez em 1960)”.

O que isso significa? 2020 será um período marcado por opiniões e escolhas radicais – cujas consequências tendem a se perpetuar pelo resto do ciclo, ou seja, pelos próximos 12 anos. Ressaltando que 2020 é um bom ano para focar mais nos próprios problemas”.

***

O Rato é o primeiro animal do zodíaco chinês e tem como características do signo o despertar para novas habilidades, o uso mais eficaz da inteligência e do aproveitamento de novas estratégias, já que o Rato é um curioso e um desbravador nato.

A dica é aproveitar o momento, formular mais perguntas, analisar com mais cuidado as questões que ainda lhe tomam tempo. Às vezes, é preciso coragem para reconhecer que as respostas à essas questões não são mais tão importantes quanto eram antes. Novas perguntas serão interessantes, pois abrem novas possibilidades para olhar novas referências”.

***

Ah, os orixás…

Havia controvérsias: alguns espiritualistas e tarólogos afirmavam que “Xangô é o orixá regente de 2020 – então, um ano de resgates cármicos, de se fazer Justiça, de términos de ciclos, de quando se recebe o retorno das ações praticadas. Também o fogo (o sol) representa Xangô.

Mas nesse caso, a luz do Sol – o astro rei que governa 2020 -, está vinculada diretamente a Oxalá – o Supremo! Então, enquanto Sol, Oxalá será o regente de 2020, segundo outros espiritualistas.
Ano em que vai imperar a sua luz, a sua proteção, mas também vai imperar o aprendizado, a paciência, o que vai exigir de todos mais virtudes e boas ações”.

Sob a regência de Oxalá, 2020 será o ano em que deve-se dar a mesma importância para a espiritualidade, como se dá para a materialidade. Ano em que a fé deverá ser cultivada e renovada”.

***

Segundo o oráculo do Jogo de Búzios, 2020 será regido por Xangô, com o auxílio de Iansã. Num ano re-gido pelo casal-dendê é de se espe-rar uma época, digamos, quente, em vários aspectos, com muitos desen-tendimentos e batalhas diversas para conquistar os objetivos. Xangô é o orixá responsável por executar a jus-tiça divina na Terra: as injustiças já cometidas começam a ser cobradas. Com Xangô, não há meio termo: aquele que deve, paga e o injustiçado verá reparação.
Xangô na política não suporta mentiras, roubos e corrupções. Polí-ticos envolvidos em negociações ilí-citas se darão mal”.

***

Ajudinha da espiritualidade

No mapa astral do Brasil para 2020, o Sol ingressa em Áries, com uma concentração de astros em Capricórnio – signo de muito conservadorismo, cautela financeira e questões profissionais.

Tem também Netuno em Peixes, mostrando que a espiritualidade vai ajudar muito nesse ano do elemento Terra, um ano seco: todas as coisas físicas – incluindo a saúde – merecem atenção. Definitivamente, não é um ano para brincar com a saúde,” já avisava a espiritualidade!

***

Além disso, Júpiter, Plutão e Saturno prometem um ano politicamente conturbado para o Brasil. De enfrentar muitas dificuldades, enquanto cidadãos brasileiros”.

***

2020 é regido pelo Sol desde março, mas no mapa do Brasil, Júpiter e Marte estão muito fortes, exigindo ética, justiça e aproximação da família. Somos um país com pouca estabilidade e planejamento. A ligação com o sagrado vai trazer tranquilidade para vivenciar tudo isso”.

O Brasil e os brasileiros deverão passar por um ano turbulento na política e na economia. Será o verdadeiro ano da revolução e da cassação de poderes, com muito peso para as questões de justiça, conflitos entre as instituições e mudanças de comportamento na sociedade”.

***

Ano marcado pela conjunções entre Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio”.

No dia 20 de março (quando começa o ano astrológico), Marte será como um estopim, trazendo revelações econômicas, sociais e políticas que não serão fáceis, mas serão importantes, já que Capricórnio mostra os acontecimentos que precisam ser (re)estruturados”.

***

Do Canadá, o passense Benedito José previa para 2020…

…que, sob a influência de Júpiter, “2020 será um ano de grandes movimentações, ano de virada de frequências, de questionamentos da realidade e de muita inquietude. Para se dar bem no ano que se inicia, dê boas vindas às mudanças de posicionamento ou será vaiado em praça pública”.

***

2020 será um ano de desen-volvimento popular da consciência diante do aumento dos medos.

Grande necessidade de mudan-ças de rumo a nível pessoal, em busca de mais qualidade de vida. Mais e mais pessoas se darão conta de que são elas que colocam signi-ficado nas circunstâncias, abrindo os próprios olhos para o protagonismo de seus destinos…”

“A força de Júpiter fará do ano 2020 mais um ano de ebulição polí-tica e reconstrução democrática, com mais cobrança aos políticos. É essa movimentação que estará conduzin-do o ano novo”.

***

Só relembrando: as previsões a-cima e ao lado descritas, foram todas publicadas na “Quinta Coluna”, edição de 1º de Janeiro de 2020. Como hablava la madre superio-ra portenha: “yo no creo en brujas pero que las hay las hay”.

EXPRESS PRESS

Live forever. Live for all. Live geral! As lives não morreram e não tem crise na temporada de lives musicais pra todo mundo e todos os gostos pelo Facebook, Instagram, YouTube ou nos web-canais dos próprios performers.

Pra comemorar os 8 anos do grupo, tem live solidária do “Compras e Vendas Passos e Região” em prol de instituições assistenciais da cidade. Capitaneada por Jason Rodrigues, do Minuto Ação, nas apresentações. E por Francisco Sena, que vem a ser o fundador do Compras e Vendas…

…Na somzera, a participação pra lá de especial da Banda Saudade da Zona. Aqueça o seu coração ajudando quem precisa! Doações de alimentos, roupas, brinquedos ou cobertores são bem vindas (chame pelo 35/9-9921-9943) O “Clube Solar” (na Avenida Avelino Maia, 3.622) será o ponto de arrecadação. A Live Solidária do “Compras e Vendas Passos e Região” vai acontecer hoje, a partir das 20h, com transmissão pelas redes sociais.

Na flagship store Nova D, na Avenida da Moda, é tempo de venda especial com descontos progressivos Nova D. Funciona assim: 3 peças, desconto 30%. 4 peças tem desconto de 40%. 5 peças ou mais, desconto de 50%. E isto em 6 x no cartão.

Som & luz by Clesinho, cenografia de Carlos Jorge Kaju Ribeiro, produção de Jeff Arantes para a live que Bábe Grilo e Convidados agendaram para o dia 9 de julho. Com a retaguarda da web TV Passos e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Antes, tem Aline Alux não menos em outra live solidária “Mulheres do Rock” em prol do APAE de Passos. Aline e sua banda Alux fazem a festa no próximo sábado 4 de julho, ás 19h, com transmissão pelo YouTube (https://www.youtube.com/c/AlineAlux ) Tem ainda o link para quem já quiser fazer sua doação http://vaka.me/1140369.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

O pessoal do Nosso Samba agradece a freguesia e manda avisar que estão partindo para a terceira live do grupo. A live-show vai rolar no dia 10 de julho, a partir das 20h, com transmissão pelo Youtube (nosso484samba ), pelo Instagram (nosso 484) e pela web TV Passos.

No 11 de julho a banda Two Rock vai fazer uma live para celebrar antecipadamente o “Dia Mundial do Rock” – no 13 de Julho. Com transmissão via Youtube e o repertório recheado só com os grandes clássicos do rock’nd roll. A Two Rock tem na sua formação o multi-instrumentista passense e professor de violão Rubens Assis e Vinícius Neri, músico de São Sebastião do Paraíso.

Enquanto isso, no mesmo sábado, 11 de julho, a Paróquia Matriz Nossa Senhora Aparecida dá tratos na produção, montagem e entrega de fartas pizzas beneficientes – R$20,00 cada uma. A serem servidas tipo drive-thru, no Salão Paroquial, das 11h ás 15h. Informações e convites na secretaria da paróquia ou pelo fone 3521-8633.

Nada de live, tudo no real, no físico mesmo! Também aos 11 de julho, as cumadres e os cumpadres da Escola Municipal “Hilarino de Moraes” mandam ver um big arraiá virtual, mas com um animado drive thru/delivery de comidinhas típicas funcionando lá fora. Agendem!
Primeira butique de pisos e revestimentos da região, a PontoBello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo normas de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumprimento aos decretos municipais…

…lá dentro, a PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Portinari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palimanan e até clássicos pisos de madeira da Triângulo. A PontoBello está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Agende o “Atendimento PontoBello” pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

O cinquentenário Centro de A prendizagem Pró-menor de Passos agendou para 12 de julho a realização de sua tradicional “Feijoada Solidária do CAPP”. Que nesse 2020 – êta! ano – será servida a la delivery (a ser retirada na sede do CAPP) – fazêoquê, bugráde! A módicos R$ 25,00.
Cilinho Siqueira vai voltar a reunir seus sonoros & musicaes convidados para uma “Live Solidária 2”, agora pró Gapop-R. No dia 12 de julho, ás 11h. Com transmissão pelo Youtube e pela web TV Passos.