Destaques Geral

12º BPM cancela comemoração de 57 anos devido à pandemia

Por Ézio Santos / Especial

27 de janeiro de 2021

A ATUAL UNIDADE DA POLÍCIA MILITAR EM PASSOS, NA RUA DR. CARVALHO, FOI INAUGURADA EM MARÇO DE 1975. / Foto: Divulgação

PASSOS – Em razão da pandemia de covid-19 e do aumento nos casos e óbitos desde o final do ano passado, o comando do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em Passos, cancelou as comemorações de aniversário da corporação. Na segunda-feira, 25, a unidade subordinada à 18ª Região de Polícia Militar, em Poços de Caldas, completou 57 anos.


Você também pode gostar de:

TRE extingue postos de atendimentos em três cidades da região

A história começou no dia 25 de janeiro de 1964 com a missão constitucional da manutenção e a preservação da ordem pública. Em 4 de março de 1975, foi inaugurada pelo então governador Rondon Pacheco a atual sede na rua Dr. Carvalho, 1.650, bairro Nossa Senhora das Graças. Antes, de forma provisória, a unidade funcionou na rua Cristiano Stockler, centro da cidade. Posteriormente, as dependências foram levadas para a avenida Juca Stockler, esquina com a travessa Belo Horizonte.

Sendo um dos mais tradicionais e antigos batalhões da polícia militar do Estado de Minas, o 12º possui excelente estrutura física e é dotado de diversos portfólios que o tornam merecedor de prestígio. Destacam-se a Banda de Música e o Colégio Tiradentes como patrimônios históricos passenses.

Com vasto parque desportivo, amplo auditório, nova e moderna Intendência, o Estande de Tiro, as companhias do Tático Móvel, além do ensino e treinamento, por onde já passaram centenas de policiais militares ao longo de sua história. Destaca-se também a Seção de Auxílio à Saúde, que promove assistência à família dos policiais militares também na área de do 43º BPMMG, que se localiza em São Sebastião do Paraíso, Companhia do Corpo de Bombeiros, Pelotão da Polícia Militar Rodoviária e Pelotão de Meio Ambiente.


Corporação de Passos atua em 16 municípios

PASSOS – Atualmente, o 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG) tem sob sua responsabilidade 16 municípios, sendo que três desses fazem fronteira com o estado de São Paulo, outros são delimitados pela Serra da Canastra.

Sua história e missão se confundem, pois, perpetuam a missão de valorização do público interno aliado ao atendimento efetivo às demandas da comunidade, visando promover e propiciar o bem-estar social através de um serviço de segurança pública de qualidade”, afirmou o tenente-coronel e comandante da fração passense, Luiz Otávio Vieira.

No contexto operacional, ele ressaltou o comprometimento da tropa na atividade das operações, que, aliada às estratégias implementadas, contribuiu efetivamente para que a unidade alcançasse resultados históricos em Passos e região. A título de exemplo, no comparativo 2020/21 houve uma redução dos crimes violentos, aumento considerável nas apreensões de armas de fogo, e a realização de dezenas de operações para prevenir diversos delitos.

Números que demonstram o compromisso do 12º BPMMG a todos os cidadãos de bem que residem ou frequentam nossa área”, assegurou Vieira.

O comandante lembrou que, em 2021, a Polícia Militar de Minas Gerais comemora os 40 anos de inclusão da mulher nas fileiras da corporação.

As mulheres conquistaram seu espaço na instituição por meio de trabalho, dedicação e profissionalismo, merecendo todo reconhecimento e valorização por parte da instituição. Dessa forma, renovamos nosso compromisso em servir à comunidade do Sudoeste mineiro por meio de cada policial militar integrante do 12º BPMMG, sem o qual, jamais alcançaríamos a excelência na prestação dos serviços de segurança pública e respeito às leis”, finalizou o comandante.