Destaques Esporte

Por falta de transporte, estudantes de escola particular não vão ao Jemg

Ézio Santos

27 de junho de 2022

A etapa regional começou na última segunda-feira, 27.

PASSOS – NA delegação de Passos que viajou nesta segunda-feira, 27, para a disputa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em Extrema, no sul do estado, não estavam as jogadoras e dirigentes da equipe de vôlei feminino, módulo I, do Colégio São Francisco – Unidade II. O motivo da ausência foi que a prefeitura e o colégio particular não ofereceram o transporte para esses alunos que representariam o município na competição que iniciou hoje e vai até o dia 2 de julho.

A secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Michela Ribeiro, justificou que não há forma legal de disponibilizá-lo, mesmo se tratando da única escola da rede particular de ensino de Passos classificada para a fase regional do torneio. “É liberado apenas para atletas da nossa secretaria”, disse. A diretora do colégio, Creide Ponsancini, preferiu não se manifestar sobre o assunto.

No domingo, dia 26, a comunidade escolar do COC/São Francisco formada por pais, alunos, corpo docente e funcionários em geral, divulgou um manifesto nas redes sociais declarando indignação com a medida tomada pela prefeitura. “Depois de feito todos esses processos classificatórios e ganhado o direito da vaga de disputar tal competição, fomos pegos de surpresa de que a prefeitura não arcaria com os custos da nossa viagem. Em nenhum momento foi comunicado a nós que o poder público municipal não ia arcar com isso”, conforme trecho do documento.

Na fase microrregional, disputada em Passos, se garantiram na disputa em Extrema, alguns estudantes de xadrez, o vôlei feminino, módulo I do Colégio São Francisco, mais os times de futsal feminino, módulo II, e o de handebol masculino, módulo II, das escolas estaduais Júlia Kubitschek e São José, respectivamente. Por não cumprir a tabela de jogos da fase regional, o colégio passense será punido no âmbito esportivo pela Secretaria de Estado da Educação.

Hoje, às 13h, na quadra da Escola Municipal Maristela Carniel Onisto, o São José estreia contra a E.E Nossa Senhora de Montserrat, de Baependi. Nesta quarta-feira, dia 29, às 9h, na quadra 2 do ginásio municipal Gumercindo Luiz Pinto Monteiro, a E.E Júlia Kubitschek terá pela frente o vencedor da EE Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí, e E.E João Batista Hermeto, de Lavras.

A maior delegação entre os municípios que estão sendo representados nos Jemg em Extrema é de Piumhi, com mais 90 atletas e dirigentes. São alunos de duas escolas particulares – Losango e Instituto Federal, além da E.E Professor João Menezes. Em razão dos pais não terem autorizado seus filhos a viajarem, toda a delegação do Instituto Perfil de Educação permaneceu na cidade.