Destaques Esporte

Atletas da base se tornam fundamentais no Timão

Leonardo Pedro

23 de junho de 2022

O zagueiro Raul Gustavo, autor do terceiro gol na partida contra o Santos./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A goleada do Corinthians sobre o Santos na noite da última quarta-feira, 22, deixou clara a importância dos jovens atletas da base alvinegra no desempenho do clube neste ano. Todos os quatro gols anotados tiveram participação das pratas da casa paulistana.

Movido por sua fiel torcida em Itaquera, na Neo Química Arena, o Timão dominou o rival o jogo todo, teve 60% de posse de bola, nove escanteios, 14 chutes ao gol, nove interceptações, 88% de precisão nos passes e venceu 57% das disputas.

O Corinthians abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, com gol de Mantuan e assistência de Lucas Piton, ambos revelados pelo time do Parque São Jorge. Aos 28, Giuliano ampliou com a assistência de Du Queiroz, outro jovem atleta da base. No final do primeiro tempo, Raul Gustavo anotou o terceiro, mais um gol da molecada.

O Timão diminuiu o ritmo no segundo tempo e anotou o último gol no minuto 32, outro de Giuliano e outra assistência de um garoto, dessa vez de Robert Renan. Ao todo, foram dois gols e três assistências dos meninos de Itaquera.

Desde de sua chegada ao Corinthians, o técnico português Vítor Pereira não esconde a importância da garotada no elenco e aponta que os ‘miúdos’, como são chamados, são os principais responsáveis pelos bons resultados do alvinegro. “Se nós não tivéssemos os miúdos hoje, com vários jogos, com não sei quanta minutagem, com experiência de jogos, o Corinthians, neste momento, estava a lutar contra o rebaixamento. Esta é a minha opinião”, disse.

Entre os jovens atletas, os que mais se destacam pelo ótimo futebol apresentado são: Du Queiroz, Gustavo Mantuan, Raul Gustavo e Adson. Aos 22 anos, Du Queiroz é a peça chave no meio-campo corintiano, onde é responsável pela transição da bola entre o primeiro terço do setor defensivo e o meio de campo. Desde o Brasileirão de 2021, o atleta soma ótimas atuações pelo Timão, com destaque para o duelo contra o São Paulo, no Morumbi, onde foi improvisado na lateral-direita.

Gustavo Mantuan começou a ter mais oportunidades desde a chegada de Vítor Pereira, e virou solução para as laterais, pontas e ataque do time. Até o momento, Mantuan tem dois gols no Brasileirão, e junto de Adson, são jogadores fundamentais para o rodízio no ataque corintiano.

O próximo adversário do alvinegro paulista será o Santos, mas desta vez pelo Campeonato Brasileiro, dia 25, às 19h. O Corinthians é vice-líder na competição com 25 pontos, atrás do rival, Palmeiras, com 28. Pela Copa do Brasil, o clube visita o rival na Vila Belmiro, dia 13 de julho.