PASSOS – Com o tema “Nos Teus passos vou caminhar”, o desfile cívico em comemoração aos 165 anos de emancipação de Passos teve participação de 1.800 pessoas. O evento aconteceu no último domingo, 14, e também celebrou os 200 anos da chegada da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos ao então povoado. De acordo com informações da Prefeitura de Passos, cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o desfile.
Ainda segundo a prefeitura, o prefeito Diego Oliveira fez a abertura oficial do desfile e afirmou que a cidade vem passando por grandes transformações e que conta com o apoio da população para os desafios. Ele agradeceu a presença de todos e convidou para que as pessoas pudessem aproveitar a festa feita pelas escolas, instituições e servidores.
Participaram do hasteamento de bandeiras, no Adro da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, às 8h, membros da Marinha do Brasil, seis integrantes da Guarda Bandeira do Tiro de Guerra e os músicos da banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.
Pela primeira vez na cidade, além do pelotão da Marinha, a corporação desfilou com um veículo blindado e com a presença da banda de música e um pelotão camuflado. O Tiro de Guerra 04-014 se apresentou com os atiradores. O 12º batalhão também se apresentou com policiais e a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais com os bombeiros. A Polícia Civil de Minas Gerais também se fez presente, com carros e servidores.
Participaram veículos do Clube Amigos dos Carros Antigos e Grupo Renegados; carros de aplicativos: As Meninas Motoristas, Iupe, 88 Mobilidade Urbana, Urb e Divas.
Desfilaram representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Centro de Referência de Assistência Social (Creas); a Reintegrar; a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas em Passos (Apap) e Carissa Belly Dance.
Desfilaram alunos das escolas Tiradentes da Polícia Militar; Colégio Objetivo NHN; dos Centro Educacionais Infantil (Cemei) Maria Gomes Vasconcelos Marino, Maria Helena Vieira Lemos Maia, Múcio Alencar Viana, Pioleti Piassi Nogueira, Professora Ivanize Prado, Professora Sueli Imaculada de Souza, São Francisco, Professora Maria de Lourdes Vasconcelos Moura (Tutuka); Astrogilda Côrrea Barbosa; as Pré-escolas Ana Maria Ribeiro e Chapeuzinho Vermelho.
As escolas municipais Professora Amélia Jabace, Professora Francina de Andrade, Coronel Azarias de Melo, Dr Manoel Patti, Geralda Cândida de Oliveira, Oilda Valéira Silveira Coelho, Professor Silas Roberto Figueiredo, Professora Amélia Jabace, Professor Hilarino Moraes, Professor Ananias Emerenciano, Professora Angela Aparecida da Silveira, Professora Emília Leal de Mello, Professora Jalile Barbosa Calixto e Professora Luzia de Abreu Silva.
Também desfilaram alunos das escolas estaduais Dulce Ferreira de Souza e Nossa Senhora da Penha. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Passos (Apae) e os colégios particulares Imaculada Conceição, COC/São Francisco e Status Poliedro. Participaram também a Filarmônica 14 de Maio e a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, com a presença de padre Sandro Henrique dos Santos e a imagem de Senhor Bom Jesus dos Passos.
Foram feitas 60 mil flores de papel crepom que foram distribuídas para as alas das escolas. Todas as alegorias foram idealizadas pelo arquiteto Cesar Tadeu Elias, confeccionadas por ele e pelas professoras das escolas e entidades que desfilaram. Servidores das Secretarias de Educação e da Cultura e Patrimônio Histórico se empenharam para a realização do desfile.