PASSOS – Com quase 60 notificações de dengue por dia, a região atingiu 1.735 casos prováveis da doença nesta segunda-feira, 29. Na comparação com o primeiro mês do ano passado, o número aumentou 105%. Em 30 de janeiro de 2023, a região havia registrado 846 casos prováveis.
De acordo com dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), até esta segunda-feira, Passos, com 622 notificações de dengue e uma de chikungunya, é a cidade da região com maior número de casos prováveis, seguida por Piumhi (508) e Pimenta (259), todos com mais de 100 registros. Segundo a SES, 503 das notificações já foram confirmadas. Pimenta também tem um caso provável de chikungunya
Nesta segunda-feira, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti esteve na região e, em entrevista a emissoras de TV e rádio, afirmou que o decreto de situação de emergência, publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado, deve agilizar as contratações temporárias e as compras de insumos para o combate ao mosquito Aedes aegypti por parte das prefeituras.
A SES informa que está investindo também R$ 30,5 milhões para que os municípios contratem o serviço de drones que serão utilizados na identificação, monitoramento e tratamento dos focos e criadouros do Aedes aegypti, permitindo uma atuação mais direcionada e eficaz por parte das Secretarias Municipais de Saúde. Foram repassados R$ 15 milhões em 2023 e o restante será pago nos próximos meses.
“Os drones são bastante efetivos no mapeamento das regiões com focos do Aedes, pois verificam os locais com condições claras de focos de dengue e podem colocar o larvicida, que é mais eficaz que o fumacê, que combate apenas a forma adulta do mosquito. Hoje, os 853 municípios mineiros têm o recurso para adquirir esses equipamentos, alguns com repasses diretos e outros por meio dos consórcios de saúde”, ressaltou o secretário.
Até esta segunda-feira, Minas Gerais registrou 64.724 casos prováveis de dengue. Desse total, 23.389 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há um óbito confirmado por dengue no estado e 35 estão em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 8.682 casos prováveis da doença, dos quais 6.206 foram confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por chikungunya em Minas Gerais e dois estão em investigação.
Quanto ao vírus zika, até o momento, foram registrados oito casos prováveis e um foi confirmado. Ainda não há casos confirmados da doença. Também não há óbitos confirmados ou em investigação por aika em Minas Gerais.