27 de fevereiro de 2024
Clube tem a pior campanha do torneio./ Foto: Reprodução.
Bianca Simionato
PASSOS – O Democrata, de Governador Valadares, é o primeiro time a entrar nos playoffs do rebaixamento no Campeonato Mineiro. Com a primeira fase do torneio terminando, os três times de pior campanha na fase de grupos vão disputar um playoff que definirá os dois que caíram para o Módulo II.
A equipe de Governador Valadares foi derrotada pelo Ipatinga no final de semana e tem a pior campanha do torneio, com cinco derrotas, um empate e uma vitória.
Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os mais ameaçados de completar o triangular são o Pouso Alegre, com 73, 8% e o Ipatinga com 65,2%. Correndo por fora contra o playoff do rebaixamento no Mineiro está ainda o Patrocinense com 26,3% de possibilidade.
Por outro lado, o Cruzeiro, Tombense e América já estão garantidos nas semifinais. O Atlético, está muito próximo de confirmar a última vaga. Os participantes que terminarem a etapa classificatória do quinto ao oitavo lugar vão para o Troféu Inconfidência. O torneio define os representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil e na Série D de 2025.
A oitava e última rodada da primeira fase terá jogos no sábado, 2. O Ipatinga visita o Atlético, líder do Grupo B, na Arena MRV. Já o Democrata – GV recebe o Villa Nova, terceiro colocado Grupo B, no Mamudão. O Pouso Alegre, por sua vez, enfrenta o Patrocinense, fora de casa.