6 de janeiro de 2024
Foto: Reprodução.
Ézio Santos
DELFINÓPOLIS – As festas de fim de ano em Delfinópolis voltaram a superlotar o perímetro urbano e os diversos pontos turísticos em meio às exuberantes belezas da natureza. Os números elevados da quantidade de veículos que passaram pelas balsas, a ocupação total da rede hoteleira e o movimento de turistas no comércio em geral provam tudo isso através do levantamento realizado pela Secretaria de Turismo, Lazer, Cultura e Esporte.
Para se ter um parâmetro da quantidade de visitantes entre o Natal e Réveillon em Delfinópolis, 4.585 veículos com placas de outros municípios, atravessaram o Lago de Peixoto no porto de Delfinópolis e pagaram pedágio apenas para voltar no sentido Cássia e estado de São Paulo, porque a travessia contrária é gratuita.
“Estimamos em cerca de 17 mil passageiros, contudo, lembro que esse não é o único acesso ao município. O registro de carros trata-se apenas daqueles que retornaram pelas balsas, nos levando a crer que o número de pessoas é bem mais elevado”, frisou Suzana Vilaça, Coordenadora Municipal de Turismo.
A travessia da balsa ainda é um dificultador não apenas para quem vem visitar o município, mas também para os moradores delfinopolitanos. A prefeitura, através do convênio com Furnas, para manutenção das balsas, vem cobrando insistentemente a melhoria nos serviços e lutando para que logo consiga junto aos governos estadual e federal, a construção da ponte. É comum nesta época do ano e feriados prolongados, a fila de veículos, principalmente para chegar na cidade, ter dimensões quilométricas.
Sobre os pontos turísticos ela comentou que é bastante difícil apontar os mais visitados, mas pode-se considerar aqueles mais próximos à cidade foram os mais procurados pela facilidade de chegar, na maioria das vezes não exigindo veículos com motores mais potentes. Outros três acessos apenas por vias terrestres até Delfinópolis são: Usina Hidrelétrica de Peixoto, Sacramento e São João Batista do Glória.
Outro detalhe que chamou a atenção do poder público e moradores, foram as centenas de hotéis, pousadas, queijarias, bares, lanchonetes, áreas de campings e complexos de cachoeiras ocupados. “A movimentação de turistas foi extremamente positiva, com lotação máxima em praticamente todos os estabelecimentos. Observando também a alta procura de casas e ranchos de veraneio à beira lago e pé de serra que estavam lotadas. Durante a noite a cidade mais parecia um formigueiro”, brincou Suzana.
A Secretaria realizou uma pesquisa junto aos comerciantes quanto ao movimento financeiro mesmo antes do Natal, e 100% dos participantes declararam que foi bom ou ótimo, sendo 85% considerando ótimo. “No período tivemos 95% de satisfação dos visitantes, o que nos deixa muito felizes e motiva ainda mais nossa busca de tornar Delfinópolis um dos principais destinos turísticos do país. Temos que destacar a realização do Réveillon pela prefeitura, extremamente elogiado pelos que se divertiram e tornou-se mais um fantástico atrativo público”, ressaltou a coordenadora.