12 de fevereiro de 2025
Veículo está instalado na praça Manoel Leite Lemos e deve realizar 1.160 exames e consultas nesta semana / Foto: Divulgação
Carlos Renato
DELFINÓPOLIS – A Prefeitura de Delfinópolis recebe nesta quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13, a “Carreta da Saúde”, que promove gratuitamente a realização de 480 consultas oftalmológicas, 320 mamografias e 360 exames de ultrassom, além do fornecimento gratuito de óculos para pacientes que necessitarem.
Segundo a secretária de Saúde do município, Bianca Castro Pinto, a ação tem a participação do Instituto Álvaro Antônio, que promove acesso a serviços básicos à saúde, e conta com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep).
“O objetivo da Secretaria de Saúde é acabar com as filas de espera para exames, procedimentos e atendimentos ofertados na rede pública de saúde. Dessa forma, todo apoio que nos permite otimizar e atender a um maior número de pessoas é muito bem-vindo”, afirma.
“Por isso, agradecemos ao Instituto Álvaro Antônio todo empenho em trazer a Carreta da Saúde para o município, totalmente gratuito para o município, e também para a população, custo zero, possibilitando o atendimento de centenas de pacientes e a redução da fila de espera para exames essenciais que podem identificar e prevenir problemas graves de saúde”, disse.
“Disponibilizar um maior número de mamografias, ultrassons, consultas oftalmológicas e também a armação de óculos, reforçando nosso compromisso com a saúde de toda a população”, ressalta a secretária.
Para o prefeito Pedro Paulo, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em apoiar ações que tragam benefícios diretos para os cidadãos de Delfinópolis.
“Estamos de portas abertas para todas as ações positivas em favor da sociedade. Com união, determinação e coragem, seguiremos transformando Delfinópolis e fazendo nossa cidade avançar cada vez mais”, declarou o prefeito.
A “Carreta da Saúde” está instalada em frente à prefeitura, situada na praça Manoel Leite Lemos.
Acordo
A prefeitura destaca que o Acordo de Cooperação Técnica, junto ao consórcio, foi assinado no dia 21 de janeiro e tem por objeto a cooperação conjunta entre a Secretaria de Saúde e o Icismep para a execução dos serviços de saúde.
De acordo com a prefeitura, o quantitativo de exames e consultas pré-estabelecidos podem ser ultrapassados, caso a capacidade de execução do consórcio suporte e desde que devidamente ajustado com antecedência.
A prefeitura destaca que a vinda do veículo para o município favorece a promoção à saúde, visando reduzir as filas assistenciais e médicas de exames de mamografias, ultrassonografia e de oftalmologia, para o interesse público.
“Os pacientes serão encaminhados para o consórcio, via sistema de regulação próprio, no qual serão abertas as vagas dos serviços, que serão preenchidas com solicitações da fila de espera. O consórcio deverá informar ao município quais pacientes compareceram ao exame e quais faltaram, para acompanhamento do serviço”, destaca a prefeitura, conforme dispõe o acordo firmado com a Icismep.