30 de outubro de 2024
Cinco propostas de representantes de grupos culturais de Folias de Reis devem ser contempladas no município. / Foto: Reprodução
Carlos Renato
DELFINÓPOLIS – A Prefeitura de Delfinópolis publicou edital para a seleção de pessoas físicas que sejam representantes de grupos culturais de Folias de Reis no município. O edital é realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar n° 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
A inscrições são gratuitas e os interessados têm até 15 dias para encaminhar a proposta e a documentação obrigatória
Segundo a prefeitura, o valor dos repasses é de R$ 8 mil, dividido por cinco propostas no valor de R$ 1,6 mil para cada, respeitando as cotas étnico-raciais, no mínimo 20% das vagas para pessoas negras e no mínimo 10% para pessoas indígenas.
Para receber o repasse, os agentes culturais devem ser maior de 18 anos, com pelo menos um ano de residência em Delfinópolis, e que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural, reconhecidos como representantes de grupo de Folia de Reis, devidamente comprovado através de documentos.
Segundo consta no edital, o prêmio possui natureza jurídica de doação sem encargo, e será realizado por meio de pagamento direto ao contemplado, sem estabelecimento de obrigações futuras, sem exigência de contrapartida, e sem necessidade de assinatura de instrumento jurídico.
Conforme consta no edital, os agentes culturais deverão apresentar o formulário de inscrição preenchido e documentos de identificação (CPF e RG) diretamente na sede da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura de Delfinópolis, órgão responsável pela análise das candidaturas.
Para mais informações sobre o edital e fases da seleção, o interessado deve acessar o site https://delfinopolis.mg.gov.br/. Demais informações também podem ser obtidas através do e-mail: cultura@delfinopolis.mg.gov.br.
São Tomás de Aquino
O I Circuito de Formação Audiovisual de São Tomás de Aquino promoveu na semana passada uma programação especial aos alunos da Escola Estadual Doutor Tancredo de Almeida Neves.
O idealizador e produtor cultural, Lucas Jesus, ressaltou que o projeto de palestras e capacitações visa incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos jovens. “Esta etapa presencial complementou as atividades remotas realizadas no mês setembro”.
“Durante as oficinas, os alunos do ensino fundamental e médio participaram de ‘O Cinema Nasce na Imaginação – A Arte de Contar Histórias’ e ‘Formação Crítica em Cinema’. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar técnicas de narrativa e desenvolver um olhar crítico sobre a sétima arte, estimulando sua imaginação e potencial criativo”, apontou Lucas.
“Além das oficinas para os alunos, educadores de toda a região participaram da capacitação ‘Utilização do Cinema em Sala de Aula a partir da Lei Federal 13.006/2014’. Este curso proporcionou aos professores ferramentas para incorporar o cinema como recurso pedagógico, capacitando dezenas de docentes a enriquecer o contexto escolar com o audiovisual.
Segundo o produtor cultural, as formações foram realizadas de forma remota e estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube do Laboratório de Criar, garantindo acesso contínuo ao conteúdo.
O I Circuito de Formação em Audiovisual foi promovido pelo Laboratório de Criar, com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de São Tomás de Aquino.