Rafael Marcon
DELFINÓPOLIS – Depois de implementar dias e horários específicos para a travessia de caminhões que transportam combustíveis na balsa, a Prefeitura de Delfinópolis adotou o agendamento para otimizar o tempo de espera na fila. Antes, a travessia era realizada três vezes por semana e, com o agendamento, o transporte tem sido feito diariamente.
“A princípio nós conseguimos colocar três vezes por semana, aí os produtores sentiram a necessidade de colocar todos os dias, mas em horários pré-agendados. Então, a gente já tem uma balsa circulando com três ou quatro caminhões. O agendamento possibilita que as distribuidoras de combustíveis se programem e atravessem juntas, não ficando na fila, e retornem em um horário também previsto”, disse a vereadora Ana Trindade, responsável pela indicação da medida.
“O transporte de combustíveis em balsas, por questões de segurança, só pode ser feito sozinho (um veículo por vez). Enfim, rotineiramente tínhamos filas de 100 a 200 veículos e quando chegava no caminhão de combustíveis ele ia sozinho. Outro exemplo do que acontecia: num mesmo dia, três caminhões de combustíveis atravessavam em momentos distintos ocasionando grandes transtornos à população, produtores e turistas”, afirma.
A regulamentação do transporte de combustíveis em dias e horários específicos foi adotada, por meio de decreto da prefeita Suely Alves Ferreira Lemos em 23 de setembro do ano passado. O
A vereadora afiram que ainda há medidas que podem ser elaboradas para melhorar a travessia no Rio Grande, como a cobrança na ida e na volta, pois, segundo ela, os carros entram por Cássia e saem pela BR-464, ou seja, Delfinópolis fica somente com os custos. Ela também aponta a instalação de tanque aéreo de combustível, compra direta do distribuidor, reduzindo custos da prefeitura, estoque de peças para manutenção corretiva, criação de cargos de contra mestre, marinheiro de máquina, marinheiro de convés, caso a Prefeitura retome os serviços, e estudo de viabilidade de balsas exclusivas para carros em períodos de safra.