PASSOS – Cidades da região participaram do Encontro Regional do Parlamento Jovem de Minas Gerais, Polo Sudoeste, realizado em Poços de Caldas na última quarta-feira. As delegações de Carmo do Rio Claro e de Itaú de Minas marcaram presença no evento.
Segundo informações da Câmara de Itaú, o município foi representado por 26 estudantes. “O Parlamento Jovem de 2023 trabalha sob o tema “Jovem e o Mercado de Trabalho” onde é discutido e realizada a elaboração de propostas sobre a a criação de recursos para esse assunto, onde no fim do ano será levado para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, informa o Legislativo de Itaú.
O encontro foi realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Poços de Caldas e reuniu as 18 cidades do Polo Sudoeste, com 431 estudantes e cerca de 600 participantes no total, contando com coordenadores, vereadores das cidades participantes e visitantes. O evento aconteceu no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas.
De acordo com informações da Câmara de Carmo do Rio Claro, a programação foi bem diversificada e começou tratando de assuntos específicos do Parlamento Jovem como as mudanças nas dinâmicas dos grupos de trabalhos e plenárias e também sobre a campanha Como Vejo Minha Cidade. Nela os jovens parlamentares podem participar divulgando fotos que ajudem a passar uma mensagem sobre a situação do município em relação ao tema do PJ deste ano: Jovem e o Mercado de Trabalho. Pode ser uma crítica ou um elogio a algo que é realizado, ou não, na cidade.
O evento ainda contou com uma roda de conversa com o tema jovens em situação de vulnerabilidade e mercado de trabalho, ainda no período da manhã. À tarde, foi montada uma feira de profissões com a presença de sete instituições com sede em Poços de Caldas e os jovens parlamentares puderam conhecer algumas atividades próprias de determinadas profissões. Atividades culturais também fizeram parte do evento e intervenções foram feitas pela CIA Penduricalhos e houve um show com a Banda After That.
De Carmo do Rio Claro, sete estudantes participaram do Encontro Regional. Esse é o único momento em que todos estudantes de todas as cidades do polo se encontram. A partir de agora, os encontros serão microrregionais e, nas próximas etapas regionais e estaduais, apenas representantes eleitos participarão.