30 de agosto de 2024
Foto: Reprodução
Tentativas de fraude
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, em abril no Sudeste do país foram evitadas 404.343 diligências fraudulentas, graças às tecnologias combinadas de segurança que incluem: Verificação Cadastral, Verificação Biométrica, Documentoscopia e Verificação de Dispositivos. Os dados revelam, ainda, que São Paulo teve a maior parcela de golpes evitados (234.833).
Proteção
Considerando os dados nacionais, o Indicador de Tentativas de Fraude indicou que, em abril de 2024, 849.634 diligências golpistas foram evitadas por camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança, em que 64,2% foram identificadas inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 29,7% foram detectados padrões fraudulentos associados a veracidade dos documentos e a validação biométrica dos clientes e em 6,0% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos como ser associados a fraude previamente.
“Implementar uma estratégia de prevenção à fraude em camadas é essencial para proteger a integridade e a segurança das operações, pois cada uma adiciona uma barreira adicional contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Além disso, essa abordagem em camadas permite uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica”, explica o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Setores
“Bancos e Cartões” foi o setor em que as fraudes mais ocorreram (48,5%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em abril (35,5%).
Evite fraudes
Veja algumas dicas dos especialistas para se proteger: Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos; Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador; Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba; Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências; Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;