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DEFESA DO CONSUMIDOR

Foto: Reprodução

Alerta contra fraudes

Na semana do Dia das Mães (6 a 12 de maio), a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, ficando atrás apenas para o Natal, a Serasa Experian projeta que sejam evitadas mais de 180 mil tentativas de fraude de identidade. Se efetivadas, elas poderiam causar mais de R$ 1 bilhão em perdas financeiras para empresas e consumidores. Considerando apenas o final de semana do Dia das Mães, a estimativa é que sejam barradas 78,5 mil ocorrências fraudulentas, das quais gerariam perdas no nível de R$ 439,6 milhões. Se os números forem confirmados, na prática, é o dinheiro que deixa de ir para o bolso dos criminosos.

Golpistas

Para o diretor Caio Rocha, como é uma das datas mais significativas para o comércio brasileiro, os golpistas ficam atentos para criar falsas oportunidades de compra que, no fim, podem gerar o roubo de informações pessoais importantes e que serão utilizadas para situações graves, como aberturas de contas falsas e pedidos de empréstimos sem consentimento”.

Identidade

A fraude de identidade ocorre da seguinte maneira: criminosos utilizam os dados pessoais da vítima, como CPF, RG, e-mail, fotos e outras informações para efetuar transações em nome de terceiros, geralmente em instituições financeiras. Infelizmente, a vítima só percebe que teve uma conta aberta em seu nome ou foi invadida meses depois, quando recebe cobranças desconhecidas.

Consumidores

É importante que os consumidores protejam seus dados, mantendo algumas boas práticas em seu dia a dia, como: Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação; Desconfiar de ofertas muito atrativas; Ler avaliações e opiniões sobre o produto e estabelecimentos que nunca interagiu; Ter cuidado com o golpe do brinde e não fazer pagamentos para entregas não solicitadas; Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS; Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências; Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo; Não emprestar ou vender seus dados; Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado; Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro; Manter seus devices atualizados; Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos; Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência; Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraudes.

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