Consumidor

Defesa do Consumidor

6 de outubro de 2023

Previdência Privada

É inegável a importância de planejar os próximos passos, mesmo que o futuro ainda pareça muito distante. A Previdência Social garante um valor de aposentadoria que pode não ser suficiente para manter o padrão de vida que uma pessoa teve durante toda a vida profissional. Por esse motivo, ter uma reserva financeira é uma solução eficiente para assegurar a estabilidade financeira desejada. Um dos caminhos para isso é a Previdência Privada, um formato de investimento que tem crescido nos últimos anos. Trata-se de uma aplicação que permite que uma pessoa construa seu patrimônio pensando a longo prazo, seja para a aposentadoria ou para outros objetivos.

Dois tipos

Existem dois tipos de Previdência Privada: aquela que é oferecida pela empresa como benefício para seus funcionários ou aquela que é disponibilizada para qualquer pessoa por instituições financeiras ou corretoras. Segundo o Coordenador do Curso de Administração da Anhanguera, Lucas Figueiredo do Santos, além da reforma da previdência, existe outra explicação para o crescimento desse formato de investimento nos últimos anos. “Houve uma mudança de comportamento da população em relação ao planejamento financeiro, reforçada em especial depois da pandemia, quando se evidenciou a necessidade de pensar e planejar o futuro”, explica Lucas.

Vantagens

Segundo o especialista, existem muitas vantagens interessantes para quem deseja investir, sendo a previdência privada um complemento à aposentadoria do INSS a principal delas. “Com o investimento é possível planejar a construção de um bom patrimônio no futuro, realizar projetos de vida a longo prazo, financiar um intercâmbio, empreender, pagar os estudos dos filhos, além dos benefícios fiscais que são bem positivos, dependendo da tabela de cálculo regressiva escolhida”, comenta.

Desvantagens

Por outro lado, há desvantagens a serem consideradas: o investimento possui carência, não tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), e oferece baixo rendimento. “A rentabilidade de uma Previdência Privada vai variar conforme a composição desse fundo. Como trata-se de um investimento de longo prazo, seu rendimento é mais baixo em comparação com outros formatos que podem proporcionar resultados melhores para as pessoas”, conclui.

Planejamento

Entre as dicas do Coordenador Lucas Figueiredo do Santos para saber antes de investir: descobra seu perfil de investidor, construído com base em algumas informações como sua tolerância aos riscos do mercado, idade, situação financeira, e, claro, os objetivos para o futuro; faça seu planejamento financeiro; estude os tipos de investimentos; diversifique os investimentos; tenha disciplina e persistência