20 de junho de 2023
Você já ouviu falar do golpe do PIX? Infelizmente, essa modalidade de transação instantânea, criada para facilitar o dia a dia das pessoas, tem sido utilizada por criminosos para aplicar golpes on-line. Saiba como se prevenir contra situações de risco e fique atento para não cair nesse tipo de armadilha.
No golpe do PIX, a vítima é convencida a transferir dinheiro para uma conta bancária controlada por criminosos. Para isso, eles usam técnicas de engenharia social, como se passar por funcionários de bancos ou instituições financeiras, ou até mesmo criar perfis falsos em redes sociais para pedir dinheiro emprestado. Assim que a transferência é realizada, o dinheiro é rapidamente sacado ou transferido para outras contas, dificultando a recuperação. Em algumas situações, golpistas enviam mensagens por SMS informando que transações via PIX ou operações com o cartão estão em análise e que para cancelar é necessário ligar na central de atendimento, cujo telefone não corresponde aos números oficiais das instituições financeiras.
O gerente nacional de prevenção à fraude da Caixa, Renan Correia, alerta para a importância de boas práticas e dá dicas de como evitar golpes bancários mais frequentes. Nunca clique em links enviados por desconhecidos! Desconfie de links enviados por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou SMS, especialmente se solicitam atualização de dados, pagamento ou oferecem promoções tentadoras. Golpistas usam esses links para pegar informações pessoais ou infectar dispositivos com vírus.
Nunca forneça sua senha e desconfie de quem pede para você digitá-la em algum site ou solicita que você realize transações no APP, pois isso pode ser uma tentativa de golpe. A Caixa não realiza esse tipo de procedimento. Crie uma senha forte e única para cada conta.
Evite utilizar informações pessoais óbvias, como datas de nascimento ou nomes de familiares Nunca forneça informações bancárias e caso receba alguma ligação verifique a autenticidade do contato. Confira o número da central de atendimento no seu cartão ou no site e ligue para lá para confirmar se está falando com o banco. Ao realizar operações ou pagamentos, pare por um minuto e verifique se está fazendo para a pessoa ou empresa correta. Evite agir no automático e esteja sempre atento às transações realizadas.