Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A Defesa Civil interditou uma obra de terraplanagem para construção de um condomínio e um edifício de cinco andares na rua Professor Alencar, 208, no bairro Mocoquinha, em São Sebastião do Paraíso. A interdição ocorreu no último fim de semana.
No sábado, 2, parte do barranco na área onde será construído o edifício desmoronou. Moradores ficaram assustados com os danos causados e os riscos de novos desabamentos, situação que está sendo contornada pela construtora responsável.
Moradores relataram que as obras se intensificaram nas últimas semanas com os serviços de terraplanagem. No entanto, o processo de escavação e retirada da terra pode ter sido uma das causas do desmoronamento.
As escavações chegaram próximas ao passeio e causaram danos à rua. O caso mobilizou equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, que atuaram para o isolamento da área visando resguardar a integridade física dos moradores e transeuntes.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em São Sebastião do Paraíso confirmou, na tarde desta segunda-feira, 4, que a empresa responsável pela construção já foi notificada a paralisar momentaneamente os trabalhos.
Entre sábado e segunda-feira foram realizados serviços de contenção e reparo dos prejuízos causados ao asfalto, calçada e muros. Uma das providências tomadas foi o isolamento da área
De acordo com coordenadora da Defesa Civil em Paraíso, Silvia Helena Ribeiro Duarte, levantamentos iniciais foram realizados na obra. “Fizemos o monitoramento do local no fim de semana e, nesta segunda-feira, continuamos a avaliação sobre os danos causados”. Sobre as providências tomadas, a coordenadora disse que a empresa responsável realizou o isolamento da calçada com tapumes.
“Contudo, devido ao mau tempo, o acesso ficou inviável, assim, a inspeção não foi concluída de forma minuciosa, impossibilitando a desinterdição”, disse Silvia. A coordenadoria informa ainda que as residências adjacentes passarão por vistoria e que haverá o acompanhamento dos trabalhos.