PASSOS – O prefeito de Passos, Diego Oliveira, decretou situação de emergência em saúde pública por conta da dengue. De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito e pelo secretário de Saúde, Thiago Salum, nesta sexta-feira, 24, a medida foi adotada em razão de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e da epidemia de casos de infecção pelo vírus da dengue no município. O decreto deve vigorar por 180 dias.
Na última quinta-feira, Passos atingiu 2.363 casos prováveis de dengue, registrados desde o início deste ano. A cidade é a segunda no estado em número de notificações da doença em 2023, atrás de Montes Claros (5.918).
Segundo o decreto, Passos apresenta alto índice de infestação larvária e do mosquito nos meses de janeiro e fevereiro e de casos prováveis e positivos de forma homogênea nos bairros da cidade. A prefeitura também alega significativo crescimento de hospitalizações em função da doença e aumento na procura por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O documento prevê a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Secretaria de Saúde, e a convocação, caso necessário, de voluntários para reforçar as ações de combate à dengue.
O decreto também estabelece a realização de visitas a imóveis públicos e privados para eliminação do mosquito e de criadouros, de limpeza em terrenos baldios, sem muros ou cercas, pelo próprio município, quando caracterizada situação de abandono, e o recolhimento de móveis, veículos, sucatas ou qualquer material depositado em vias públicas, no caso de abandono ou ausência de pessoa que possa efetuar a retirada.
Segundo o documento, o município também poderá realizar o ingresso forçado em imóveis públicos ou privados, residenciais, comerciais ou industriais, no caso de situação de abandono ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público.
Fumacê
Nesta sexta-feira os vereadores que integram a Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Francisco Sena, presidente, e Luis Carlos do Souto Júnior, o Dentinho, estiveram na Superintendência Regional de Saúde (SRS-Passos) em reunião com o Comitê Regional de Arboviroses para verificar sobre a liberação de veículos para a aplicação do “Fumacê” na cidade,
Segundo informações dos vereadores, o comitê recebeu, na última quinta-feira, os dados completos do município e encaminharam, em seguida, a solicitação para a Coordenação Estadual. Ainda segundo os parlamentares, no final da reunião, eles foram informados sobre a liberação de três veículos acoplados com equipamentos de UBV para aplicação de inseticida na cidade.