Destaques Geral

Deck do Porto de Passos é alvo de vandalismo

18 de fevereiro de 2025

Várias mesas e bancos instalados no local foram arrancados e destruídos neste fim de semana / Foto: Divulgação

Carlos Renato

PASSOS – O deck construído em uma área ao lado da praça Vivaldo Nascimento Piotto, no Porto de Passos, foi vandalizado neste domingo, 16. O espaço público foi projetado para funcionar como um mirante no Rio Grande, com o objetivo de fomentar o turismo no local, com área de contemplação e para uso na atividade pesqueira.

Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), várias mesas e bancos fixados no local foram arrancados e destruídos, necessitando de reparações.

Nesta segunda-feira, 17, o secretário da pasta, Luiz Alves de Souza Junior, fiscalizou e firmou uma parceria para reforma, que deve ser efetuada até o término deste mês. Ele lembrou ainda que o mirante foi feito com dinheiro público e mantido por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

“Recebemos fotos neste final de semana que mostram o vandalismo no deck do Porto de Passos, que fizemos com tanto carinho. Pessoas vieram aqui e fizeram isso. Vamos cuidar do que é nosso”, lamentou o secretário.

Conforme destacou o mantenedor da praça, Pedro Henrique Machado, os reparos para soldar e consertar os objetos vandalizados serão feitos o quanto antes.

“A parceira da PPP se dispôs a consertar e revitalizar o que foi destruído. Uma cena lastimável o que aconteceu porque esse local foi feito para toda a família para apreciar o porto. Esse vandalismo compromete o bem-estar de toda a população que usufrui do espaço”, disse Pedro.

Para ele, o local é importante para Passos, pois tende a ampliar a possibilidade de turismo no município, permitindo novas possibilidades aos moradores e visitantes, além de incentivar a pesca e o ecoturismo”, enfatizou Pedro.

Investimento

A Sictur investiu R$ 148 mil na construção do deck no Porto do município. A ordem de serviço foi assinada no mês de junho do ano passado, que também dispunha da revitalização da rampa de acesso da antiga balsa que fazia a travessia do Rio Grande entre Passos e São João Batista do Glória. O deck, em formato de L, foi instalado ao lado da figueira.

Na época, o requerimento para a ação foi feito pelo vereador Alex Bueno à Sictur. Conforme o entusiasta e mantenedor da praça, Pedro Henrique Machado, a conquista do deck é importante para fomentar o turismo na região do porto.