Yngrid Horrana
PIUMHI – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Piumhi (IFMG Piumhi), em parceria com a Câmara do município, prorrogou, para o próximo domingo, 3, o prazo de inscrições para cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line, por meio de formulário, ou no IFMG Piumhi, localizado na rua Severo Veloso, 1.880, Bela Vista. Para avaliação dos inscritos, o instituo exige carta de recomendação e de apresentação, além dos documentos de identificação.
De acordo com o IFMG, a Câmara de Piumhi destinou R$ 61,5 mil por meio de emendas impositivas com o objetivo de fomentar a capacitação de pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho, aprimorar habilidades ou migrar de carreira. No total, serão disponibilizadas 200 vagas no formato híbrido para cursos de Condutor de Turismo Regional, Cuidador de Idosos, Gestão de Tráfego no Marketing Digital, Produtor Agropecuário e Serviços de Atendimento e Administrativos.
Segundo informações da instituição, o início das aulas está previsto para o dia 18 de setembro, das 18h50 às 22h20. Devido ao formato híbrido das atividades, os alunos deverão comparecer às aulas presenciais apenas um dia da semana. Conforme o cronograma disponibilizado pelo IF Piumhi, as aulas dos cursos de Condutor de Turismo Regional e Cuidador de Idosos ocorrerão às segundas-feiras; Gestão de Tráfego no Marketing Digital às quartas-feiras; e Produtor Agropecuário e Serviços de Atendimento e Administrativos às quintas-feiras.
Além disso, os cursos visam contemplar adolescentes e adultos, sendo pessoas com idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. O IF informou que é fundamental que a população esteja apta a atuar em diferentes setores da economia, de modo que a variedade de atuação possa atender às demandas da população de forma mais ampla.
“As capacitações buscam aprimorar habilidades para trabalharem no mercado de trabalho, melhorando a prestação de serviço dos trabalhadores”, informou o Instituto, assegurando que, daqui um ano, no término dos cursos, os participantes que passaram pela preparação do instituto irão se destacar na concorrência do mercado de trabalho.