Luciene Garcia
PASSOS – O ‘Cursinho Popular’ da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – unidade Passos, deve ampliar o número de vagas após alta procura. Segundo a universidade, o curso voltado pré-vestibular passou de 30 vagas para 100. O prazo de inscrições também foi estendido até nesta terça-feira, 6, presencialmente na Central de Informações do Bloco 1, das 7h até as 22h, ou on-line, através do preenchimento de um formulário.
Segundo a instituição, desde a abertura das inscrições na última quarta-feira, 31, 200 pessoas manifestaram interesse no curso em dois dias.
De acordo com a coordenadora e professora do curso de Letras, Bruna Toso, os professores do cursinho são todos alunos da Uemg, com a orientação do corpo docente. “A princípio, o cursinho teria 100 vagas, mas, como a procura tem sido muito grande – já estamos com mais de 300 inscritos –, estamos procurando formas de ampliar esse número e conseguiremos atender presencialmente 100 alunos”, disse.
“O objetivo do curso é contribuir para que a população, principalmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e muitas vezes excluídos do acesso à educação, possam ingressar em um curso superior público e de qualidade, por meio de aulas que favoreçam um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio e no Vestibular da Uemg”, disse Bruna.
Segundo a profissional, o cursinho deve se tornar um programa. Essa foi uma proposta da Direção Acadêmica e, em diálogo com a Coordenadoria de Extensão, ainda que, no ano passado já propusemos o regimento e, muito provavelmente, na próxima reunião do Conselho Departamental o curso será aprovado.
“Além disso, dois projetos, vinculados ao cursinho, foram aprovados em editais da professora Stefania, de Redação, e do professor Fernando Salomon, de Língua Portuguesa e Literatura. Ainda contamos com sete discentes voluntários, além das duas atuais bolsistas e de mais um que deve ser selecionado em breve”, disse Toso, enfatizando que o cursinho já entrou nos dois últimos editais do PAEx de demanda induzida, mesmo ainda não formalização.
Segundo ela, as disciplinas do cursinho da Uemg ofertarão conteúdos que são cobradas no Enem (Redação, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física, Filosofia, Sociologia e Inglês), organizados em cinco áreas do conhecimento.
“Toda a população pode se inscrever. Entretanto, como se trata de um Cursinho Popular que visa atender principalmente a população em situação de vulnerabilidade social, teremos vagas reservadas para essa população, que segue a política de cotas da Uemg, ou seja, para negros, quilombolas, indígenas, ciganos, pessoas com deficiência, alunos oriundos de escolas públicas, população LGBTQIA+ e mães solo”, disse a coordenadora.
As aulas têm previsão de início no dia 12 de junho, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados no período da manhã, no prédio da Av. Juca Stockler.